Diário – filmes – Ficção Americana


Assisti o filme Ficção Americana (American Fiction, Estados Unidos, 2023) na segunda quinzena de maio passado. É dirigido e roteirizado por Cord Jefferson, e protagonizado por Jeffrey Wright. Wright dá vida a Thelonius “Monk” Ellison, um escritor erudito, bom prosador, escritor de livros com bons enredos e personagens. Contudo, apesar das boas qualidades da sua literatura, ele não é um escritor que venda muito. 

No momento paradigmático do filme (e que toda resenha tem citado) ele descobre em uma livraria que seus livros, em lugar de estarem em literatura americana, estavam na seção de estudos afroamericanos (em vez de ficção, ciências humanas), o que ele tenta mudar na marra. Na mesma livraria ele vê uma obra que estava vendendo bem, mas que lhe parece apelar a clichês, muitos deles pejorativos, sobre a vida dos afroamericanos. 

É então que Ellison resolve escrever um livro com muitos clichês, sob pseudônimo. 

Como não vivo nos Estados Unidos, não sei dizer até que ponto o filme narra uma história verossímil, porque ela mesma, a narrativa do filme, soa um tanto caricata. 

Em todo caso achei um filme bastante divertido. A atuação de Wright me parece impecável. É um filme sobre literatura, assim ele me divertiu e me fez refletir sobre esse mundinho das pessoas que escrevem, embora as perspectivas de lá sejam bem diferentes das de cá em alguns aspectos. Em outros aspectos até são semelhantes. 


11, 19/06/2023. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas de Abbas Kiarostami na Piauí de Junho/2018

Jussara Fösch partiu em 16 de abril de 2024

Caras Carol, Gian e Rubem: quem tem amigos tem tudo – lembranças da sessão de autógrafos de Confinado um diário da peste