Diário – leituras – O rei dos dividendos


O rei dos dividendos é um livro de memórias de Luiz Barsi Filho. Ele é o maior investidor pessoa física na Bolsa de Valores do Brasil. O título é devido ao fato que quando começou a economizar e investir, Barsi Filho optou primariamente pelo investimento em ações nas bolsas de valores, lá pelo final dos anos 1960, início dos 1970. E sempre em ações que pagassem dividendos aos seus portadores. Barsi Filho botou tanta fé no investimento em ações que chegou a escrever um ensaio chamado Ações Garantem o Futuro, onde propunha esse tipo de aplicação para uma aposentadoria financeiramente mais tranquila. 

Apesar disso tudo, o livro não é um manual para se tornar um investidor em ações. É, de fato, um livro de memórias. 

Essas memórias começam com ele sendo filho único de uma mãe viúva, formando uma família que vivia em um cortiço, na cidade de São Paulo. Esta mãe batalhadora deu condições a que este filho esforçado pudesse estudar. Barsi Filho conseguiu completar sua educação superior em um tempo em que boa parte da população era analfabeta. Com a boa educação, estabeleceu seu método para os investimentos, e, após vários anos, se tornou um bilionário. 

No meio disso, casou-se, separou-se, envolveu-se em um longo namoro, separou-se novamente, casou-se ainda uma vez. Teve filhos nos dois casamentos formalizados. A caçula se chama Louise Barsi, que criou junto com sócios um sistema de educação financeira que se chama justamente Ações Garantem o Futuro, baseado naquele ensaio de Barsi Filho citado acima. 

Barsi relembra as corretoras com as quais operou. Informa que teve coluna em jornal comentando o movimento no mercado acionário. E até informa as empresas das quais é ou foi acionista, mas não que isso sejam dicas de investimento. 

São mesmo as memórias do investidor, que partiu da pobreza, e se tornou uma das pessoas mais ricas do Brasil. 


BARSI FILHO, Luiz (com Sibelle Pedral). O rei dos dividendos. Rio de Janeiro: Sextante, 2022. 


22, 25/06/2024.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas de Abbas Kiarostami na Piauí de Junho/2018

Jussara Fösch partiu em 16 de abril de 2024

Caras Carol, Gian e Rubem: quem tem amigos tem tudo – lembranças da sessão de autógrafos de Confinado um diário da peste