Diário da Peste (LXV) - Praça Fortunato Pimentel Devolvida



Nesta semana que passou, terminada neste sábado – 19 de fevereiro de 2022, foi entregue de volta à comunidade a Praça Fortunato Pimentel. 

Eu a citei de passagem duas vezes no blogue. Uma foi em outubro de 2020, ainda no primeiro ano da peste. Nessa crônica eu falava de minhas caminhadas, e de uma obra de saneamento que nunca parava, apesar da pandemia. 

A outra foi há pouco mais de um ano, no início de fevereiro de 2021, época em que a vacinação contra a peste engatinhava, mas também época em que as caturritas se banqueteavam com mangas deixadas baldias no condomínio em que moro. 

Esta semana, a caminho de uma consulta, quando o carro do aplicativo passou pela praça, percebi, na verdade me surpreendi, com a ausência da cerca de arame, que eu costumava ver, cercando a praça. 

Não sei se houve uma inauguração formal, daquelas com presença do prefeito. Fato foi que esta semana houve uma queima de foguetes na área, em uma manhã que não lembro qual foi. Achei o foguetório extemporâneo. Não era horário de jogos de futebol. Talvez estivessem inaugurando a praça reformulada. 

A longa obra, aí de talvez dois anos de duração, consistiu da construção de um piscinão imenso, e na provável drenagem de um afloramento do lençol freático em um pedaço da praça. 

Depois disso o piscinão foi coberto de terra e sobre a terra colocada grama. Também foi criada uma pista para corridas e caminhadas, e instalada uma “academia ao ar livre”, como há em outras praças. 

Ontem, pois, dia 19 de fevereiro, passei por ali, e havia umas poucas pessoas desfrutando da praça remodelada. Nestes dias de verão a coisa é um pouco complicada, pois o gramado sobre o piscinão e a pista ficam superexpostas ao sol. 

Não sei se essa obra em logradouro público foi financiada pela prefeitura, ou por alguma empresa com interesses imobiliários na região, mas, enfim, a obra chegou ao fim. A praça está entregue à população. 


20/02/2022.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas de Abbas Kiarostami na Piauí de Junho/2018

Sessão de Autógrafos - A Voz dos Novos Tempos

Feliz aniversário, Avelina!