Diário da Peste (LXIV) - Primeiros dias de fevereiro de 2022



Neste início de fevereiro começou o ano lunar chinês. Este será o Ano do Tigre, conforme a tradição chinesa. 

Para glória da China, também neste ano Pequim está recebendo os Jogos Olímpicos de Inverno. Com isso se torna a primeira cidade do mundo a sediar Jogos Olímpicos de Verão, ocorrido em 2008, e de Inverno, agora. 

Escrevo na segunda-feira. Na semana passada tivemos nova onda de calor. Não tão sufocante quanto a da terceira semana de janeiro, com suas sensações térmicas de quase 50 ºC, mas quase. Foram sensações térmicas de mais de 40 ºC. A meteorologia prometia uma frente fria que traria alívio na quinta, dia 3. Não aconteceu. Na sexta, com alerta laranja de possibilidade de tempestade. Não aconteceu. A frente fria e a chuva afinal chegaram no sábado. Mas a chuva de sábado não serviu nem para tempestade de verão. Em todo caso, veio o alívio. 

Neste terceiro mês de verão, as extremosas tornam cor-de-rosa as ruas de Porto Alegre. 

Como eu disse anteriormente, meu filho foi contaminado pela covid-19. Passou uma semana isolado em casa, com sintomas de resfriado forte. Dor de garganta, tosse, alguma febre. E o tempero da covid: olfato menos sensível. 

Quando nos encontramos, após o seu período de isolamento, e conversamos sobre isso, ele me disse que imagina que foi contaminado no transporte coletivo. Um dia ele teve que sair, e o ônibus que pegou estava lotado. Foi o único momento em que, segundo ele, ele esteve "aglomerado". 

A ómicron continua fazendo estragos. O número de mortes diárias voltou a ultrapassar a casa do milhar, em alguns dias da semana passada. Por meados de novembro de 2021, eram menos de 200. O total de mortos no Brasil já passou dos 630 mil. Que lástima! 

Mas, enfim, a vida segue. 

Crianças estão sendo vacinadas apesar de algumas resistências. 

As pessoas vão tomando a segunda dose, a dose de reforço (ou terceira dose). Daqui a pouco deve vir a segunda dose de reforço (ou quarta dose). 

A vida segue. Eu sigo. Seguimos. 


07, 08/02/2022. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas de Abbas Kiarostami na Piauí de Junho/2018

Sessão de Autógrafos - A Voz dos Novos Tempos

Feliz aniversário, Avelina!