Para Olívia, Dyva e Manoel, com amor



Sabes, Linda? Isso aconteceu esta semana. Talvez quarta, talvez quinta, já não lembro exatamente. 

Foi naqueles momentos, talvez ainda madrugada, talvez primeiras horas da manhã. Momentos em que os sonhos são vívidos, e conseguimos nos lembrá-los ao acordarmos. 

Era dia, e eu estava no final da Avenida Túlio de Rose, aqui perto. É um trajeto frequente em minhas caminhadas no intervalo do almoço.

Eu estava atravessando a avenida, à altura do canteiro central, e na outra calçada estava a tia Olívia, acompanhada pela Clecy. A Clecy tinha trazido a tia.

Olhei para o lado, e um pouco afastado estava o Manoel, sorrindo. 

E eu pensei, “Manoel, tu por aqui?” Pensando agora, a frase não podia ser mais clichê. “Mas tu não estás morto?” Ele não falou nada. Apenas continuou sorrindo. 

E que mais dizer, não? Sendo a tia Olívia, gêmea da dona Diva, a gente olha para uma e lembra da outra. É como se ela estivesse ali também. 

Tia Olívia permanece viva? Se sim, são uns 91 anos por agora. 

E isso é tudo que me lembro desse sonho. Uma breve, uma brevíssima cena. 

Mas que me fez acordar chorando. 

Porque uma recordação puxa a outra.

E aí me lembrei o que me contaste uma vez (ou talvez mais de uma vez), de como a tia Olívia brincava com vocês, nos tempos em que vocês viviam no interior do interior. 

A jovem tia brincando com suas sobrinhas, já que na época ela não era mãe ainda. Todas se divertindo. 

E de uma tia a outra. Me lembrei do Manoel transtornado pela morte da tia Selma. Tia Selma que, dizia ele, havia ajudado a criar vocês. Outra tia. E soubemos do falecimento da tia Selma no dia do nosso noivado. Natal de 1984. 

Manoel que naquele dia me acolheu como um filho, e quando pedi tua mão, disse que seria um prazer e uma honra, me ter como genro. 

E penso em como fui abençoado em ter te conhecido. Como foi um privilégio ser agregado à família de vocês. 

Agora que não somos mais jovens, talvez seja tempo de relembrar um pouco tudo isso. 

Os sonhos nos despertam essas emoções. 


20/02/2022. 

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas de Abbas Kiarostami na Piauí de Junho/2018

Sessão de Autógrafos - A Voz dos Novos Tempos

Feliz aniversário, Avelina!