Diário - leituras - Avaliando Empresas, Investindo em Ações


Essa é mais uma leitura para quem quer aprender alguma coisa sobre o mercado de capitais e sobre o investimento em ações. O livro fala de muita coisa, tanto que o primeiro capítulo é basicamente uma explicação de macroeconomia, ou seja, os autores explicam os rudimentos de como funciona a economia brasileira. Falam dos setores da economia em que atuam as empresas. 

E tem quatro capítulos sobre análise de informações das empresas, começando pela comunicação delas, passando por análise e indicadores de balanços. 

O capítulo oito é o cerne deste livro que se propõe à análise fundamentalista de empresas. O capítulo dos chamados indicadores de mercado. Não é coincidência que muita gente chame-os justamente de indicadores fundamentalistas. 

O livro ainda traz explicações sobre "small caps", isto é, empresas que estão na bolsa de valores, mas não são empresas gigantes. Comenta sobre preços alvos de ações. E o que são ações de crescimento. 

Por fim, fala até em como tentar reagir às crises internacionais e catástrofes naturais. 

Um livro que explica o básico e mais um pouco. 


DEBASTIANI, Carlos Alberto; RUSSO, Felipe Augusto. Avaliando Empresas, Investindo em Ações. São Paulo: Novatec Editora, 2008. 


22/09/2021. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas de Abbas Kiarostami na Piauí de Junho/2018

Sessão de Autógrafos - A Voz dos Novos Tempos

Feliz aniversário, Avelina!