11 de outubro de 2021


Hoje é 11 de outubro de 2021, um dia de primavera. 

Primavera que por estes dias faz cara de outono em Porto Alegre. Noites frias. Vento. Hoje mesmo é um dia nublado. Como se o fantasma do inverno recém ido viesse querer nos assustar. 

Hoje é aniversário do meu filho. 33 anos. E ele pode estar pensando como a canção dos Titãs, "Quem aqui como eu tem a idade de Cristo quando morreu?". 

Amanhã é dia da Senhora de Aparecida. 

Quando eu era criança era Dia das Crianças. 

E até outro dia meu filho era criança. 

Num dia 11 de outubro Renato Russo nos deixou. Também foi outro dia. Meu filho era criança. Faz 25 anos hoje. 

Em um dia 11 de outubro nasceu meu avô, Augusto dos Passos. Bisavô de meu filho. Acho que foi em 1894. 

Poucos anos após o fim da escravidão no Brasil.

Um homem negro. E eu não faço ideia de como foram suas relações com a escravidão recém finda e suas consequências.

Eu costumava dizer que o século XIX era o século passado. Mas hoje o século passado virou século retrasado. 

E agora meu filho é que nasceu no século passado. Em 1988. 

Na noite de um dia assim, talvez nublado, certamente não muito quente, Emanuel nasceu. Sob a Graça de Deus, sob o signo de libra e do dragão.

Linda sofreu bastante para dar Emanuel à luz. Bendita seja! 

Nós nos queríamos, brigávamos e éramos felizes. O futuro algo vago. Não planejávamos, víviamos. 

Hoje é 11 de outubro de 2021, um dia de primavera. 

Feliz aniversário, filho! 


11/10/2021.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas de Abbas Kiarostami na Piauí de Junho/2018

Sessão de Autógrafos - A Voz dos Novos Tempos

Feliz aniversário, Avelina!