Crônicas de Mosaico – III


Em 1965 o jornalista Gay Talese deveria fazer uma entrevista com o cantor Frank Sinatra, a ser publicada na revista Esquire. Infelizmente Sinatra estava resfriado e não concedeu a entrevista. Talese usou o tempo em que esteve próximo do cantor para entrevistar amigos e funcionários de Sinatra. Disso resultou uma longa reportagem que acabou sendo publicada na revista, e ajudou a estabelecer uma maneira de reportar que foi chamada de Novo Jornalismo. 

Já escrevi sobre essa história em outros textos, o que me faz pensar que eu deveria ler esta tal reportagem. Ela foi republicada em livros.

De Talese tive a oportunidade de ler o livro A Mulher do Próximo, adquirido por minha irmã no início dos anos 1980, através do antigo Círculo do Livro. Em A Mulher do Próximo, Talese investigou a revolução sexual nos Estados Unidos, no decorrer dos anos 1960. Um assunto muito suscetível para o adolescente que eu era naqueles anos. Não lembro de quase nada do livro, exceto que o assunto interessante e o estilo fluído de Talese me permitiram concluir a leitura rapidamente. Na minha memória o livro era um tijolo de 500 páginas. 

Pois bem, quarta-feira passada, dia 28, deveríamos ter tido o terceiro encontro da Oficina Mosaico 2022. 

Eu avisei que não poderia comparecer. Pois é, eu estava resfriado. Não que isso fosse importante para mim. Todos nós enfrentamos dias de rinite e espirros alguns dias por ano. Às vezes mais de uma vez por ano. E isso não fazia grande diferença. Quem já não foi trabalhar no escritório ou na fábrica resfriado? Mas depois da longa quarentena da peste, eu não quero mais espalhar vírus. Então avisei que não iria. 

Logo o Gian informou que tinha uma tarefa atrasada, e também não poderia comparecer. 

Pouco mais de uma hora depois, Silvia informou que estava “encrencada” e não iria ao encontro. 

Outra hora e meia, e a Carol informou que tinha um evento e também não iria. 

Por fim, Zulmara informou que não tinha conseguido concluir seu texto e… Também não iria. 

Não houve encontro. 

Esperemos que o próximo encontro traga uma profusão de textos. 

Tudo começou com um resfriado.


01, 03/10/2022.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas de Abbas Kiarostami na Piauí de Junho/2018

Sessão de Autógrafos - A Voz dos Novos Tempos

Feliz aniversário, Avelina!