Um sonho na manhã de 23 de outubro de 2022


No mais recente álbum de Jorge Drexler há uma canção chamada Duermevela, e, me parece, fala daquele momento do sono leve que precede o despertar. 

O sono que permite que nos lembremos do que sonhamos.

Sonhei que estava na casa da Cefer. E minha mãe estava lá. Mas a Cefer não estava lá. Para quem não conhece, o conjunto residencial financiado pela Caixa Econômica Federal no final dos anos 1960 (daí o nome “Cefer”, lembrando a Caixa Federal) fica morro acima, um morro em frente ao Morro Santana, não muito longe dos limites entre Porto Alegre e Alvorada e Viamão. A Avenida Antônio de Carvalho, a principal ali, fica em um vale, ligando as Avenidas Bento Gonçalves e Protásio Alves. 

Nossa casa ficava lá, em um ponto elevado do morro onde está a Cefer.

No meu sonho era como se toda a vila entre a casa e a Antônio de Carvalho não existisse. No sonho havia apenas a descida, como um campo, lomba abaixo, para a avenida que continuava lá. 

E na verdade essa paisagem me remeteu à cidade de Rivera, cidade uruguaia que compartilha fronteira com a brasileira Santana do Livramento, por onde caminhei em meados de agosto passado. 

No sonho, a casa da Cefer tinha locatários. 

Minha mãe não falou comigo no sonho. Os locatários sim. Talvez tenham me perguntado se eu era o herdeiro da casa. Possivelmente no sonho eu era.

No mundo dos despertos, essa casa foi da família entre 1975 e 2018, com as Vilas Cefer, I e II em volta. Em janeiro de 2018 minha irmã faleceu. Em seguida a casa foi vendida. 

O fantasma da minha mãe veio me tirar satisfações? Ou, como talvez teorizasse o Dr. Freud, eu já estou preocupado com alguma herança que irei deixar?


23, 24/10/2022.

Comentários

  1. Ou, ainda, "será que me sinto em casa em Rivera?", né?

    ResponderExcluir
  2. Deve ser um novo financiamento pra casa de Rivera! E posso passar uns dias lá no verão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro! A casa será sua! Mas devo dizer que não tenho certeza se Rivera é a melhor cidade para estar no verão. Talvez Chuy ou Punta del Diablo sejam mais aprazíveis no calor.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas de Abbas Kiarostami na Piauí de Junho/2018

Sessão de Autógrafos - A Voz dos Novos Tempos

Feliz aniversário, Avelina!