Diário - leituras - Finanças Pessoais



Recentemente resolvi ler livros de finanças pessoais para ver se saio da constante falta de dinheiro. Talvez seja irônico que para tentar superar a falta de dinheiro, eu tenha gastado com livros sobre o assunto, mas vamos lá. 

Os livros são "Como organizar sua vida financeira" e “Investimentos inteligentes", de Gustavo Cerbasi; e "Do mil ao milhão", de Thiago Nigro. 

"Como organizar sua vida financeira" é o basicão sobre como tentar sair da pindaíba. Como diz o título, para o autor isso acontece com a pessoa se organizando. Claro que para tanto, é preciso que você ganhe o suficiente para poder economizar algo, ou, dentro do quadro de seus rendimentos, você esteja decidido a renunciar a algo no presente (que inclusive pode ser sua refeição, se você for muito limitado de recursos) para obter algo no futuro. 

Já "Investimentos Inteligentes" e "Do mil ao milhão" são livros básicos para explicar o que são e o que não são investimentos, e como ganhar mais. Além, bem além, da nossa popular caderneta de poupança. Ambos os livros explicam investimentos em renda fixa, e em renda variável. Fazem projeções e comparações. Acho que o livro de Thiago Nigro leva um pouco de vantagem, pois achei seus conteúdos um pouco mais desenvolvidos. Mas ambos são bons para quem quiser investir além da caderneta de poupança. 

Como eu disse, leituras para tentar organizar a vida financeira pessoal, e começar a poupar e investir.


CERBASI, Gustavo. Como organizar sua vida financeira. Rio de Janeiro: Sextante, 2015.


CERBASI, Gustavo. Investimentos Inteligentes. Rio de Janeiro: Sextante, 2019. 


NIGRO, Thiago. Do mil ao milhão. Rio de Janeiro: Harper Collins, 2018. 


01/06/2021. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas de Abbas Kiarostami na Piauí de Junho/2018

Sessão de Autógrafos - A Voz dos Novos Tempos

Feliz aniversário, Avelina!