Para não dizer que não falei da Copa de 2022


Quer dizer, até falei da Copa, casualmente, faz alguns dias. 

A verdade é que, no meu caso, quanto mais velho eu fico, menos emocional tem sido a minha reação às desclassificações da seleção brasileira nas Copas do Mundo de Futebol. 

Na Copa de 2018, comentei algo sobre a derrota para a Bélgica

Esse ano dá para dizer algo sobre a derrota para a Croácia. Croácia que, vamos relembrar, é a atual vice-campeã. 

Pela minha avaliação do jogo, no primeiro tempo a Croácia aplicou meio que um ferrolho, e o Brasil não conseguiu jogar como vinha jogando anteriormente. Isto é, do jeito que venceu Sérvia e Suíça. No segundo tempo o Brasil melhorou e criou várias chances de gol. Na maioria delas parou no goleiro croata, Livakovic (até imagino que em seu projeto 22 Goleiros, o Ed Aristimunho vá falar nele, quando falar desta Copa de 2022).

No final do primeiro tempo da prorrogação, o Brasil conseguiu furar a muralha croata. 

No final da segunda etapa da prorrogação, tomou um gol em contra-ataque croata. Mais ou menos como foi o gol feito por Camarões que resultou na derrota brasileira na primeira fase da competição. 

Depois veio a loteria dos pênaltis. Livakovic fez uma defesa. E outro batedor brasileiro chutou no poste. Brasil eliminado.

Foi uma pena, mas faz parte. 

Claro que muita gente partiu para um outro esporte nacional dessas ocasiões: procurar culpados. Nesse aspecto há todo tipo de hipótese. Faltou jogar contra equipes europeias no intercopas. Neymar deveria ter sido escalado para bater o primeiro pênalti. O Brasil não precisava estar atacando com seis jogadores no momento fatídico em que tomou o contra-ataque e o gol do empate. Faltou ao Brasil um jogador com a consistência do croata Modric. 

Eu ainda fico a hipótese que o goleiro deles era bom, ou alguma das cerca de oito bolas lançadas contra ele teria passado, e a vitória brasileira teria sido tranquila. 

Nos jogos seguintes ao jogo do Brasil, a Argentina tomou um sufoco para passar pela Holanda, depois de ter estado com o jogo na mão (fez dois a zero, tomou o empate e também teve que decidir nos pênaltis). Portugal foi eliminado por Marrocos, por um a zero; para mim uma surpresa maior que o Brasil ser derrotado por Croácia. E a França eliminou a Inglaterra por dois a um, sendo que o artilheiro inglês, Harry Kane, perdeu um pênalti. Todas essas são coisas do futebol. 

A Copa de 2022 segue. A finalíssima é no próximo domingo. Torço por Argentina e Marrocos. 


12/12/2022. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas de Abbas Kiarostami na Piauí de Junho/2018

Sessão de Autógrafos - A Voz dos Novos Tempos

Feliz aniversário, Avelina!