25 de julho de 2024


Em 25 de julho de 2024 será comemorado o aniversário de 200 anos da imigração alemã para o Brasil. Não à toa, dia 25 de julho é feriado municipal em São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, primeiro sítio para os imigrantes, que se espalharam dali para boa parte do estado, em especial para o noroeste. Outros municípios gaúchos também têm a data como feriado. 

Os imigrantes alemães também chegaram em grande número a Santa Catarina. E há descendentes espalhados por outros estados da federação. 

Quando eu penso em alemães penso em um povo que demorou mais que outros europeus a ter um país para chamar de seu. Também penso em cultura refinada de músicos eruditos e filósofos sistemáticos. Infelizmente penso também em Segunda Guerra Mundial e genocídio. Coisas da história. 

Uma curiosidade: o idioma alemão é o principal na Alemanha, na Áustria, em Liechtenstein e em parte da Suíça. 

Por aqui, os imigrantes alemães ficaram com fama de trabalhadores, talvez até demais. Com uma ética do trabalho proverbial e, talvez, opressiva. É certo que é necessário que a maioria de nós trabalhe, mas isso não precisa significar se matar de trabalhar, ou chamar de vadio alguém que levante após as seis da manhã – como já ouvi alguém relatar, falando dos velhos valores de seu velho pai, no Vale dos Sinos. 

Parabéns a esses descendentes, que criaram municípios em geral bem cuidados e prósperos. Parabéns a esses, cujos antepassados vieram em precárias condições, mas vieram como pessoas livres e a quem foram dadas condições mínimas para que pudessem lutar por sua prosperidade. 

Eu, que possivelmente não tenha um gene alemão, tenho sido fascinado por essa cultura. Sou um aprendiz frustrado do idioma. 


07, 22/07/2024. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas de Abbas Kiarostami na Piauí de Junho/2018

Jussara Fösch partiu em 16 de abril de 2024

Caras Carol, Gian e Rubem: quem tem amigos tem tudo – lembranças da sessão de autógrafos de Confinado um diário da peste