Segunda semana de julho de 2024


Vale dizer que estou considerando a primeira semana aquela iniciada na segunda-feira, 1º de julho. 

Nesta segunda semana estamos vivendo sob baixas temperaturas decorrentes da entrada de uma massa polar vinda do sul. Parece inverno. Não casualmente é inverno. Os termômetros mostram temperaturas de um dígito durante a noite e a madrugada, e durante o dia essas temperaturas dificilmente vão acima de dez graus. 

É um frio que achamos desconfortável, mas nada como o recente inverno boreal, onde, no leste da Europa, russos e ucranianos continuavam se matando, após dois anos. Nada como parte da população de Gaza que teve que enfrentar o inverno em tendas, pois tiveram suas habitações destruídas, isso quando não pereceram junto com as residências. No hemisfério norte agora é verão, mas essas situações do inverno passado continuam acontecendo. 

Acho que está frio em Porto Alegre, mas sempre acho que há lugares mais frios. Começando por outros municípios do Rio Grande do Sul, como os da região da Serra do Sudeste, ou dos Campos de Cima da Serra, ou os da Campanha. Enfim. Nem precisamos falar de Estocolmo. 

Muitas vezes, quando a gente não tem muito assunto, a gente fica falando do tempo. Como agora neste texto aqui. 

No domingo passado, 7 de julho, fez dez anos que o Brasil perdeu para a Alemanha por 7 a 1, na Copa do Mundo de Futebol de 2014. Houve gente que aproveitou a efeméride para lembrar a goleada como metáfora do Brasil. Quando algo ruim acontece no Brasil, e muita coisa ruim acontece no Brasil, essas vozes repetem que “todo dia é um 7 a 1”. Nunca engoli essa. Dizem que Freud declarou que um charuto às vezes é apenas um charuto. Nesse caso, para mim, um jogo de futebol é apenas um jogo de futebol. A propósito, às vésperas daquele jogo iniciar, eu achava que a Alemanha era favorita, e esperava que o Brasil não perdesse por mais de 2 a 0, embora, como bom torcedor, tivesse esperanças que o Brasil vencesse, o que eu achava difícil, mas não impossível. 

Mas futebol não é o meu assunto. 

Parece que a meteorologia prevê ainda mais uma semana de frio em Porto Alegre. Vai passar. 


08, 09/07/2024. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas de Abbas Kiarostami na Piauí de Junho/2018

Jussara Fösch partiu em 16 de abril de 2024

Caras Carol, Gian e Rubem: quem tem amigos tem tudo – lembranças da sessão de autógrafos de Confinado um diário da peste