Eu e a Feira do Livro de Porto Alegre – edição 2023


A 69ª edição da Feira do Livro de Porto Alegre terminou quarta-feira passada, no Dia da República, 15 de novembro de 2023. 

Faz bastante tempo que a Feira do Livro de Porto Alegre faz parte da minha vida. 

Talvez esse amor pelo livro, e pela Feira, me tenha sido transmitido pelo exemplo de minha irmã. Posso lembrar que lá pelo final dos anos 1970, não lembro o ano exato, uma vez ela chegou em casa, em uma noite de domingo, trazendo consigo um livro de Jorge Amado. Era Tereza Batista, Cansada de Guerra. Ela havia ido ao cinema, possivelmente algum dos que ficavam na Praça da Alfândega e imediações, como Imperial, Cacique ou Scala, e, após a sessão, passou pela feira. Como se pode constatar, não esqueci. 

Eu devo ter começado a frequentar  em 1981, ano em que comecei a trabalhar. Ajudava o fato que eu trabalhasse então como office-boy. Certamente entre pagar contas em banco e entregar documentos, eu devo iniciado minha carreira de rato de balaios de ofertas (aqueles balaios com livros muito baratos, muitos deles encalhados) dos cantos das bancas. 

E assim eu devo ter feito por vários anos. 

Em 2016, uma mudança. Participei de uma obra coletânea de crônicas, a Safra 2016 da Oficina Literária Santa Sede. Foi a primeira vez que pude participar como coautor de uma sessão de autógrafos na Feira do Livro de Porto Alegre. 

Em 2020 tivemos a edição contingente possível para a Feira do Livro, em edição virtual por conta da peste, isto é, a pandemia de covid-19. 

E em 2021, quando começávamos a nos recobrar da pandemia, tive uma nova sessão de autógrafos na Feira, com a coletânea de poesias Mènage atroz, que ajudei a organizar junto com a Barbara Sanco e a Claudia Lobato. Outra vez coautor autografante. Ou coautora, já que eram duas mulheres e eu.

Em 2023 meio que surpreendi e a ao mesmo tempo meio que decepcionei a mim mesmo. Depois de 42 anos não fui à Feira do Livro de Porto Alegre em nenhum dia. 

Senti um pouco de falta. Em estando vivo e saudável devo retornar em 2024. 


18, 21/11/2023.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas de Abbas Kiarostami na Piauí de Junho/2018

Sessão de Autógrafos - A Voz dos Novos Tempos

Feliz aniversário, Avelina!