Cara Maria – XI



Cara Maria,


Talvez sejam estes os dias em que nos demos conta da catástrofe climática. 

Ou não. É difícil para nós, seres humanos, aprendermos. 

Me dá a impressão de que, apesar de se dizerem nossos representantes, os governantes têm dificuldades em tomar medidas para o bem estar da maioria. Talvez porque a minoria tenha muito dinheiro, e dinheiro é poder. Tenho a impressão de que, mais e mais, vivemos em uma plutocracia, em lugar da tal democracia. Mas tudo isso é só impressão. Como sabes, não sou cientista político. 

Mas vejamos. 

Praticamente todas as regiões do Brasil ao norte do Trópico de Capricórnio estão com temperaturas extremamente altas. Uma onde de calor avassaladora. 

Tivemos a notícia de uma mãe que quebrou a janela de um ônibus, no Rio de Janeiro, quando seu filho passou mal dentro do veículo, porque o ar condicionado do coletivo pifou. O ar condicionado do ônibus provavelmente pifou porque a temperatura naquele momento era extrema. Se isso for fato, talvez seja um sinal que o ar condicionado não vai resolver o problema dos calores extremos que deverão continuar vindo. 

Outra notícia, esta mais triste, foi a de que uma fã de Taylor Swift morreu durante um show da cantora estadunidense, também no Rio. A causa da morte ainda deverá ser investigada, mas é possível que tenha sido por conta da onde de calor. O noticiário fala que  a sensação térmica era de 60 ºC no estádio, no momento em que se realizava o show. Era uma jovem de vinte e poucos anos. A vida é frágil. 

Ao sul do Trópico de Capricórnio temos chuvas. Umidade. Pluviosidade. 

Em Santa Catarina a chuva fez com que o Rio Itajaí subisse novamente. E novamente a cidade de Taió foi inundada. Eu que não conhecia essa cidade, no período um mês já citei-a duas vezes. Também foram alagadas Rio do Oeste e Rio do Sul. Há várias outras cidades em situação de emergência. 

Aqui no Rio Grande do Sul, essas chuvas de metade de novembro, fizeram com que as águas dos rios das Antas e Taquari subissem novamente, causando transtornos, e, tristemente, mortes. E o Guaíba alcançou seu maior nível desde 1941. Sim, a cheia atual do Guaíba só é superada pela lendária enchente em que barcos atracavam na Esquina Democrática.

Talvez eu devesse comentar sobre as guerras que continuam assolando diversas partes do mundo, em especial aquela mais midiática, que fica mais nas manchetes, na margem oriental do Mediterrâneo, mas acho que já escrevi demais. 

Se algum dia essas mensagens fossem compiladas em outro formato, me parece que o grande tema delas seria mesmo o clima e suas crises. 

Não sei se crês em Deus, mas, na falta de expressão melhor, que Deus nos ajude! 

.


Crédito da foto para a Prefeitura de Lajeado. Reproduzida em O Sul.

.

18, 21/11/2023. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas de Abbas Kiarostami na Piauí de Junho/2018

Sessão de Autógrafos - A Voz dos Novos Tempos

Feliz aniversário, Avelina!