Diário – Leitura – As Meninas


As Meninas é um livro que aborda a vida de três jovens mulheres, universitárias, que vivem em um internato na cidade de São Paulo, em um período que fica entre o final dos anos 1960 e início dos 1970. Foi publicado originalmente em 1973.

As meninas são Lorena, a filha da burguesia do interior do estado; Lia, a menina baiana, filha de classe média que vem estudar em São Paulo; e Ana, a moça pobre que sonha em se casar com um homem rico. 

No decorrer da história vemos que Lorena enfrenta dificuldades em um relacionamento amoroso; Lia se envolve com a política estudantil e com a luta armada contra o regime; e Ana tem muitas dificuldades à medida que se torna usuária de drogas. 

Me pergunto como o livro foi recebido por público e crítica naquela segunda metade do século XX. 

Apesar de sabermos que a trama é ambientada na cidade de São Paulo, no Brasil daquele tempo, o que temos são universos de três mulheres vistos por dentro (nas mentes das personagens) e por fora (quando um narrador descreve o que vai acontecendo). Não sei se é um clichê dizer que é um universo feminino, descrito por uma escritora mulher. 

Lendo o livro cerca de cinquenta anos após ele ter sido publicado pela primeira vez, acho que ele envelheceu bem. Mas isso sou eu, que tenho quase sessenta anos. O que pensará do livro um leitor ou uma leitora de seus vinte e poucos anos? 

O livro estava por aqui, na pilha, aguardando sua vez de ser lido. Essa ocasião chegou por conta do falecimento da autora, em abril de 2022. 


TELLES, Lygia Fagundes. As Meninas. São Paulo: MediaFashion, 2012. Coleção Folha de Literatura Íbero-Americana.


06,16/01/2023. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas de Abbas Kiarostami na Piauí de Junho/2018

Sessão de Autógrafos - A Voz dos Novos Tempos

Feliz aniversário, Avelina!