Diário – leituras – Aqui Dentro


Esse foi o segundo livrinho da Editora Venas Abiertas que li. O primeiro havia sido Para diminuir a febre de sentir, de Dalva Soares

Li o livro Aqui Dentro já faz algum tempo, mas estava enrolado para registrar. 

Aqui Dentro é uma coleção de crônicas muito literárias da Nathallia Protazio. São crônicas tão longas e tão literárias que fiquei muitas vezes com o sentimento que lia contos. 

Em especial Aldeia Esquina Democrática, onde depois de expor a Esquina Democrática de Porto Alegre (para quem não sabe, é a esquina da Rua dos Andradas com a Avenida Borges de Medeiros no Centro da cidade), ela passa a narrar uma crise que se forma. “Não precisa bater, ele é autista, não vai fazer nada”. Como não se emocionar com a narrativa de Nathallia para a situação? Eu me emocionei. 

Também as situações complicadas, extremamente complicadas, que uma mulher tem de enfrentar por conta de relacionamentos, que ela narra em Incisiva. 

Ou a dúvida que a afronta (a dúvida a afronta ou afronta uma personagem? Mas que importância tem isso?) em um momento de ansiedade, sentada no vaso sanitário em Dúvida. 

Além dessas três citadas há outras sete crônicas-conto.

Um bom livrinho. Não fosse pelo tamanho, 10 x 15 cm, o tamanho mais comum de quando imprimíamos fotos, seria um livrão. 


PROTAZIO, Nathallia. Aqui Dentro. Belo Horizonte: Venas Abiertas, 2020.


03, 05/01/2023.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas de Abbas Kiarostami na Piauí de Junho/2018

Sessão de Autógrafos - A Voz dos Novos Tempos

Feliz aniversário, Avelina!