Sabor especial (III)



“Para meio quilo de feijão: põe o feijão para inchar normalmente. Cozinha na pressão por vinte minutos apenas com o loro. Então, retira umas duas ou três conchas e amassa (ou tritura com o mixer). Devolve tudo e tempera (sal, pimenta, cebola, o que foi de hábito). Cozinha mais dez minutos e, voilá!, um feijão bem consistente. Foi o que ele me afiançou.”

Essa foi a dica que recebi do Rubem para engrossar o feijão, quando feito na panela de pressão elétrica. Eu tinha perguntado porque ele tinha falado sobre isso na crônica Assuntos de homem

Quem me acompanha sabe que faz cerca de um ano e meio que comentei sobre os novos equipamentos elétricos para cozinha. Continuo usando esses equipamentos, em especial a panela de pressão elétrica. E é comum o feijão ficar aguado mesmo, pouco denso. Por isso a pergunta. 

Contudo a resposta foi um pouco de tontear. 

Sou adepto da lei do menor esforço. E faço menos feijão de cada vez. Como eu disse, eu encaro uma panela elétrica de pressão uma máquina de fazer comida, como paralelo para a máquina de lavar roupa. 

Meu feijão costuma ser assim: uma xícara de feijão, ou mais ou menos 250 gramas. Não há espera. Imediatamente acrescento um litro de água, e programo a máquina, digo, a panela para 35 minutos de cozimento. Esses 35 minutos costumam virar 50 ou mais, pois a panela só começa a contar a partir do momento em que o alimento está aquecido. 

Quando a panela dá o alarme que terminou o processo, acrescento uma gota de óleo, uma pitada de sal, um pouco de tempero de feijão pronto e meio cubo de caldo de carne. Dou uma provada. Às vezes acrescento mais uma pitadinha de sal. Talvez eu tenha a mão e o paladar pesado nesse tempero. Certamente herança de família. 

Mais cinco a dez minutos, de cozimento, e, voilá!, eis o feijão pronto. Para o meu paladar bem gostoso. Acho que nem mamãe, nem a mana, nem a Linda fariam objeções ao sabor. 

Pena que às vezes fique um pouco aguado. 


18/04/2022.

Comentários

  1. José Alfredo, faço 1/2 quilo porque congelo uma parte - um tanto de preguiça. Mas o teu feijão está parecendo ótimo! Parapenz!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas de Abbas Kiarostami na Piauí de Junho/2018

Sessão de Autógrafos - A Voz dos Novos Tempos

Feliz aniversário, Avelina!