Diário – leituras – Eu vos abraço, milhões


Esta novela de Moacyr Scliar (acredito que a última publicada em vida do autor) conta a história de Valdo, um adolescente do interior de Santo Ângelo, RS, filho de um capataz de fazenda, que, por conta de sua amizade com o filho de uma professora – Geninho, aspira a se tornar um militante comunista. 

Em busca de sua aspiração, Valdo parte para o Rio de Janeiro, então a Capital Federal, em busca do líder comunista Astrojildo Pereira. 

Contada como memória de Valdo já velho, é uma história de formação deste personagem. Nem tudo sairá como ele gostaria, e ele vai reagindo às circunstâncias. 

E mais uma vez Scliar remete ao ideal socialista que mobilizou muita gente ao longo do século XX, em especial desde o surgimento da União Soviética, no final de 1917. 

De alguma maneira, Valdo remete a Mayer Guinzburg, o militante socialista judeu de O Exército de um Homem Só, que sonha com a criação do paraíso socialista judeu, na Nova Birobidjan, cidade a ser construída junto a Porto Alegre. (E pensar que existe mesmo uma Birobidjan no leste da Rússia, onde os líderes soviéticos pensaram que os judeus da União Soviética poderiam se concentrar). Valdo não é judeu mas assume os mesmos ideais, do personagem Guinzburg. Ou de Mayta, personagem de Mario Vargas Llosa, em livro que ele explora o ideal revolucionário de um militante socialista trotskista peruano. 

Se o foco da história de Valdo são suas aventuras na primeira metade do século XX, depois a história chegará até o início do século XXI, passando pelo golpe de 1964 e o regime militar no Brasil. 

Por toda a história também acompanhará Valdo o livro Que Fazer, de Vladimir Lênin, com transliteração do nome original russo, "Chto Delat". De alguma forma, a repetição do clássico leninista se torna uma espécie de alívio cômico no decorrer da história. 

Eu gostei do livro. Gosto de Scliar. 


SCLIAR, Moacyr. Eu vos abraço, milhões. São Paulo: Companhia das Letras, 2010. 


02/03/2022, 08/04/2022. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas de Abbas Kiarostami na Piauí de Junho/2018

Sessão de Autógrafos - A Voz dos Novos Tempos

Feliz aniversário, Avelina!