Diário da Peste (LXI) - A Ómicron e o calor de Porto Alegre



No momento em que escrevo, é segunda-feira. 

Ontem foi domingo, 16 de janeiro de 2022. Ontem, segundo o que dizia meu celular, no início da tarde, a temperatura era de 39 ºC na cidade, com sensação térmica de 43 ºC. Caminhar alguns metros sob o sol nessa temperatura foi basicamente insuportável. 

O jornal informou que a temperatura chegou a 40 ºC, e, assim, os parques da cidade ficaram vazios. Não é de admirar. Faz uns anos, escrevi uma crônica testemunhando o Parque Farroupilha vazio em uma tarde de domingo escaldante. Era fevereiro então. 

O mesmo aplicativo de previsão do tempo indicava 36 ºC para Porto Alegre nesta segunda-feira. 3 ºC mais frio estava escrito. Melhor teria sido dizer 3 ºC menos quente. Grande consolo. Acima de 30 ºC a temperatura é basicamente insuportável. 

Enquanto isso, a ómicron (ou ômicron, acho que ambas as formas de escrita do nome da letra grega são válidas na língua portuguesa, mas se não estiverem, tanto faz. Afinal a gente só fala em letra grega, esta em especial, em estudos de matemática de graduação, ou se estivermos aprendendo grego.) é a cepa da vez. 

Ainda não fez soar o alarme de enfermarias e UTIs lotadas, mas já reverteu a tendência de eliminação do home office para quem pode exercer suas atividades remotamente. Por exemplo, quem trabalha em bancos, ou com tecnologia da informação, ou a alta burocracia do serviço público. 

Por sinal, o amigo Ed, o Edgar, estava justamente voltando a trabalhar presencialmente, encerrando seu Diário do Confinamento, ou o convertendo em Diários Ocasionais. Será que ele voltará a ter que trabalhar de casa?

E, com certo atraso, crianças de cinco a doze anos começam a ser vacinadas contra covid-19 no Brasil. Antes tarde que ainda mais tarde. Provavelmente, se dependesse do estadista na presidência da república, seria nunca. 

Enfim, repetindo, no momento em que escrevo, é segunda-feira. Por volta de uma da tarde, a temperatura era de 36 ºC, sensação térmica de 41 ºC. Três graus mais frio que ontem. Grande consolo! 


17/01/2022.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas de Abbas Kiarostami na Piauí de Junho/2018

Sessão de Autógrafos - A Voz dos Novos Tempos

Feliz aniversário, Avelina!