16 de outubro de 2024


E a primavera sempre retorna. E então é outubro outra vez. E então o dia 16 chega e se mostra a você. E você se assusta. 

É 16 de outubro de 2024. É aniversário da Siloni. Seriam os primeiros sessenta anos neste ano. Siloni não está mais entre nós, exceto, talvez em alguns de nossos corações. 

O estranho foi a sensação de surpresa. De olhar para alguma tela, possivelmente algum celular, e lá estar a data: 16 de outubro. 

Talvez eu devesse apenas publicar por mais um ano o texto Outubro antigamente era assim, mas não dessa vez. 

Os sessenta anos de Siloni chegaram sem que eu percebesse. Pegaram-me de surpresa. E sessenta anos são, talvez, um sinal de plenitude. Pelo menos, talvez, segundo o horóscopo chinês. Segundo essa tradição, aos sessenta anos a pessoa já viveu o suficiente para passar pelos doze signos e pelos cinco elementos. Eu já falei sobre isso em um texto em que, de alguma maneira, felicitava alguém por completar… 61 anos!

E como a Esfera Azul não para, sempre dá para relembrar personagens que me fazem lembrar como era outubro nos anos 1990. E pensar que o Lucas já tem mais de trinta, assim como o Emanuel. E a Sula tem mais de sessenta. 

A Siloni faria sessenta neste 16 de outubro. A Lúcia faria 77 neste 20 de outubro em que escrevo. 

E a primavera sempre retorna. E depois se vai. E então é outubro outra vez. E depois novembro. 

E lembramos nossos amados que se foram. E lembramos nossos amados que estão conosco. 

E sentimos o calor do sol que nos aquece após o fim do inverno. 

Vivemos no hemisfério sul. 


.


Uma foto da Siloni, provavelmente nos anos 1990.

.


20, 21/10/2024. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jussara Fösch partiu em 16 de abril de 2024

Caras Carol, Gian e Rubem: quem tem amigos tem tudo – lembranças da sessão de autógrafos de Confinado um diário da peste