Sobre o fauno



Eu conheci o fauno.

Ele é uma coleção ambulante de clichês. 

Reconhece o ditado espanhol "el diablo sabe por diablo pero más sabe por viejo", isto é, que o diabo sabe mais por ser velho que por ser diabo. Ele não tem certeza se a idade traz sabedoria, mas acha que envelhecer faz com que já tenha visto muito coisa, e possa tirar suas conclusões. 

Apesar de velho, acha que hoje sabe muito menos que achava que sabia quando era jovem. Pensa que algum filósofo disse isso, mas não se lembra qual. 

Pensando em tudo isso, ele concorda com Nelson Rodrigues. Conta-se que, quando perguntaram a Nelson o que ele esperava dos jovens do seu tempo (quando ele, Nelson, já era velho), a resposta foi "espero que envelheçam". Ou algo assim. 

O fauno me disse que respeitava todas as religiões. E procurava saber o que podia sobre elas. Mas confessava que quanto mais lia e conhecia, menos sabia. Em todo caso, seguia lendo velhos escritos. 

Não gostava muito de ser chamado de fauno. Alguns o chamavam de sátiro. Também não gostava. Mas não me disse seu nome. Diz que o apelidaram assim por insistir em ter vida sexual apesar de velho. "Culpe o avanço da medicina", me disse ele.  E disse que frequentava lugares suspeitos. Quando fiquei com cara de interrogação, me falou, piscando um olho. "Lupanares". 


09, 20/01/2022.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas de Abbas Kiarostami na Piauí de Junho/2018

Sessão de Autógrafos - A Voz dos Novos Tempos

Feliz aniversário, Avelina!