Diário - leituras - Havana (pós-Fidel)


Adquiri este livro na Feira do Livro de Porto Alegre de 2017. Fazia pouco tempo que eu havia sido apresentado ao autor, e soube que ele estava lançando este livro, e fiquei curioso. 

Mas fiquei um pouco decepcionado. Não que seja propaganda enganosa, mas eu esperava mais sobre o quadro político de Cuba. E o que o livro realmente é? Um diário de viagem turística à Havana. Mais ainda, um livro que foi publicado originalmente em 2009, com base em uma viagem naquele ano, com pequenas notas de atualização de uma viagem realizada em 2016. 

O livro não é ruim, pelo contrário. A prosa de Airton Ortiz é fluente e divertida. E o autor ainda tem um afeto amoroso por Havana. 

E como guia de viagem é funcional. 

Como fonte de informação sobre Cuba, me pareceu de acordo com a velha Trilogia Suja de Havana, de Pedro Juan Gutierrez, que li faz algum tempo. 

Enfim, vou repetir, é um livro divertido, cuja leitura flui, escrito com afeto, desde Havana. 


ORTIZ, Airton. Havana (pós-Fidel). São Paulo: Benvirá, 2017. 


30/12/2020. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas de Abbas Kiarostami na Piauí de Junho/2018

Sessão de Autógrafos - A Voz dos Novos Tempos

Feliz aniversário, Avelina!