Feliz Páscoa em 2024


A conversa por videochamada ia terminando. Então houve o desejo de “Feliz Páscoa”.  "Embora eu não entenda como se possa desejar Feliz Páscoa pela morte de alguém." Eu acabei por responder que na Páscoa não se celebrava a morte de ninguém, mas, pelo contrário, a ressurreição de alguém, no caso a ressurreição de Jesus, o Cristo.

Ainda tive oportunidade de dizer que a lembrança da morte do Messias acontecia na chamada Sexta-Feira Santa. O dia em que, depois de celebrar a Páscoa Judaica com seus discípulos, no que conhecemos por Última Ceia, Jesus, o Cristo, foi preso, julgado e condenado à morte em um dia. 

Talvez para a racionalidade do século XXI da era cristã (sim, da era cristã. É isso que vivemos, o Ano do Senhor de 2024, em latim de almanaque, ou algo assim, Anno Domini) a ressurreição seja algo demasiado. Melhor pensar em vida espiritual ou reencarnação (enfim, nos dias de hoje, quem poderia nos dizer o que é correto? Fato é que o Novo Testamento fala em ressurreição há uns dois mil anos). 

Escrevo na segunda-feira, 1º de abril de 2024. A Páscoa Cristã aconteceu no domingo anterior, 31 de março de 2024. 

Espero que tenha sido uma boa e feliz Páscoa para você. 

E, se todos estivermos por aqui no ano que vem, espero que tenhamos uma Feliz Páscoa em 2025. 


01, 02/04/2024.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas de Abbas Kiarostami na Piauí de Junho/2018

Sessão de Autógrafos - A Voz dos Novos Tempos

Feliz aniversário, Avelina!