Uma semana difícil, 23 a 29 de maio de 2022


“Estamos tendo uma semana muito difícil….”

Eis a frase que entrou no aplicativo de mensagens. Era sexta-feira, 27 de maio de 2022. Havia recém sido publicada a notícia do falecimento do jornalista David Coimbra. David Coimbra era um jornalista querido por seus colegas, aqui no Rio Grande do Sul. Como comunicador entrava em nossos lares, fosse pelo jornal, rádio ou TV. Faleceu relativamente jovem, 60 anos, depois de uma longa luta contra o câncer. 

Então a pessoa comentou também do falecimento de Andrew Fletcher, baterista da banda Depeche Mode. Em uma coincidência infeliz, também aos 60 anos. 

Aí foi a minha vez de lembrar do falecimento de Alan White, baterista do Yes. Também trabalhou com John Lennon e George Harrison. 

A semana havia começado com a notícia do falecimento de Colin Cantwell. Eu não o conhecia antes da notícia de seu falecimento ser publicada. Estudou animação na Califórnia, e arquitetura na Escola de Frank Lloyd Wright. Ainda trabalhou na NASA. Mas o que o torna conhecido é o fato de ter trabalhado na definição do design das naves de Star Wars. Também publicou dois livros de ficção científica. Tinha 90 anos. Tudo isso que eu disse em um parágrafo é mais uma demonstração, uma repetição do clichê, que um homem tem o universo dentro de si. 

Também nos deixou precocemente esta semana o ator Ray Liotta. Ele participou do elenco de Os Bons Companheiros e morreu enquanto dormia.  Trabalhava em uma produção na República Dominicana. 

Ficamos ainda comovidos pela morte de Jesse Koz e seu cão labrador Shurastey. Brasileiros, eles cruzavam as Américas em um fusca, e sonhavam chegar ao Alasca. Morreram no estado do Oregon, nos Estados Unidos, em um acidente automobilístico. Uma coisa que soa absurda. Quem morre em acidente de trânsito em cidades hoje? 

E como em um mundo violento, o nosso país é um dos mais violentos, soubemos de uma operação policial na região da Penha, no Rio de Janeiro, que resultou em 25 mortes. Uma operação policial com 25 mortos não me parece uma operação policial, parece mais uma operação dos marines estadunidenses em Mogadíscio. 

No dia seguinte, fomos confrontados com as imagens da execução de um cidadão por policiais rodoviários, a princípio porque o homem, Genivaldo era seu nome, pilotava uma moto sem capacete. As imagens mostram o homem sendo espancado, trancado em uma viatura que foi preenchida com gases pimenta e lacrimogêneo. 

Na semana houve ainda mortos por conta de enchentes em Pernambuco. Mais de 90 até agora. 

Para não dizer que só falo do Brasil, tivemos um atentado em uma escola primária no Texas. 19 crianças assassinadas.

E no Senegal, um curto-circuito causou um incêndio em uma maternidade. Onze recém nascidos morreram. 

Sim, sem dúvida uma semana difícil. Provavelmente mais difícil que outras. 

Meus sentimentos por todas essas vidas perdidas. 

Em especial, meus sentimentos aos amigos e familiares do David Coimbra. 


29/05/2022.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Jussara Fösch partiu em 16 de abril de 2024

Poemas de Abbas Kiarostami na Piauí de Junho/2018

16 de outubro de 2024