Diário da Peste (XXX) - Cepa América 2021: Brasil 0 x 1 Argentina


E a Argentina venceu a edição de 2021 da Copa América. Seu décimo quinto título da competição. 

Golaço de DiMaria. Se bem que com uma arbitragem amiga. O juiz uruguaio fez vista grossa enquanto Neymar apanhava que nem boi ladrão. Em ao menos duas faltas no armador brasileiro poderia ter havido expulsão de jogadores argentinos. 

Entre tantas curiosidades, esta edição do campeonato de seleções sul-americanas deveria ter ocorrido lá, na Argentina. Mas o governo argentino desistiu por conta da pandemia. 

Já o governo brasileiro, mesmo com mais de 500 mil mortos por conta da peste, resolveu acolher a Cepa, digo, a Cova, quero dizer, a Copa. 

E o Brasil perdeu o campeonato em pleno Maracanã! Mas dificilmente se encontrará algum brasileiro que tenha chorado por isso, à exceção do Neymar (também não sei se vibraríamos muito se a Seleção Canarinho tivesse vencido. Outra questão). 

Que situação! Como diz o Juca Kfouri,os brasileiros não valorizam muito o torneio continental apesar das vitórias mais recentes. 

Que situação! Dizem que os argentinos comemoraram quase como se tivessem ganhado a Copa do Mundo. Parece que falaram até em "Maracanazo", tal qual o fatídico episódio de 1950. 

Que situação! Ainda tem um monte de gente por aí evocando a derrota para a Alemanha no Mineirão como um paradigma do Brasil. Como ouço com certa frequência de uma amiga, "todo dia é um sete a um!". Como se esse país tivesse sido alguma coisa gloriosa antes da vergonhosa, mas também extraordinariamente extraordinária derrota. 

Mas tem pessoas que recebem mesmo as coisas de um jeito mais visceral. 

Me lembro do meu pai. Em 1980, quando Brasil e Uruguai foram decidir um torneio apelidado de Mundialito em Montevidéu, ele disse que finalmente veria uma revanche. Sim, ele foi um dos brasileiros marcados pela derrota em 1950, o Maracanazo original. Infelizmente o Brasil perdeu outra vez em 1980. Tempos de Telê Santana, de uma seleção que jogava bonito, mas não ganhava títulos. 

Em tempos de peste, os brasileiros devem ter chorado muito mais pelos seus mortos e sequelados, que pela derrota em um torneio para o qual quase ninguém deu muita bola. 

Parabéns aos argentinos pela Cova América! Ops! Copa América!


13, 14/07/2021. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jussara Fösch partiu em 16 de abril de 2024

Poemas de Abbas Kiarostami na Piauí de Junho/2018

16 de outubro de 2024