Diário - leituras - Contos de Porto Alegre


Por indicação do Caco Belmonte, em rede social, e muito por conta do título, fui atrás deste livro. Como já pude escrever a respeito, inclusive esta busca me levou a adquirir um outro livro com "Contos de Porto Alegre" no título. No caso era Quatro Contos de Porto Alegre

Acabei por adquirir o exemplar do próprio autor. 

Tecnicamente, este livro Contos de Porto Alegre, não me parece exatamente uma coletânea de contos. O senhor conto, aquele que Julio Cortázar fala que tem que vencer o leitor por nocaute. Aquele a respeito do qual o Emir Rossoni lançou uma oficina literária chamada As Duas Histórias do Conto, ou algo assim. Eu senti isso em duas das trinta histórias do livro. São eles Morte e Abandono na Capital, sobre a história de um feminicídio na zona sul de Porto Alegre, e Vida e Morte de um Velho Jornalista, em que um veterano jornalista acaba contaminado pela covid-19, e passa por uma série de percalços. 

Não que essa tecnicalidade desmereça o livro. São várias histórias saborosas e curiosas. A maior parte ambientadas mesmo em Porto Alegre. Na minha fantasia acabei pensando que o livro deveria se chamar algo como "Notícias e Lembranças do Repórter Gustavo Forster", esse personagem, provável alter ego do autor, que é o protagonista da maior parte das histórias, que eu classificaria como crônicas, memórias (que também podem ser chamadas de crônicas) e jornalismo literário. 

São histórias como "Lembrando Ruy", que abre o livro, e narra uma interação entre Forster e um outro jornalista que teve uma certa carreira política. "Quem matou Daudt?" e "Vida e morte com Iberê" sobre pessoas famosas que foram ligadas a noticiário policial. "Viva! O circo chegou" e "Na escadaria da Rua 24 de Maio", histórias da infância de Gustavo Forster, na Porto Alegre entre o fim dos anos 1960 e início dos 1970. 

Histórias saborosas em um livro bem escrito, difícil de largar antes de se chegar ao fim. 


VILLAS-BÔAS, Marcelo. Contos de Porto Alegre. Porto Alegre: Lettere e Parole Editora, 2020. 


03/02/2021, 22/03/2021.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas de Abbas Kiarostami na Piauí de Junho/2018

Sessão de Autógrafos - A Voz dos Novos Tempos

Feliz aniversário, Avelina!