Diário – leituras – Embarque imediato


Tenho o costume de ler um livro e, depois, comentar sobre a leitura, fazer um registro. Também tenho o costume de demorar algum tempo entre o final da leitura e escrever o registro. No caso deste livro é ainda um pouco mais complicado. 

Este livro, Embarque imediato, é uma coletânea de seis relatos de viagem, feitos pelos autores, após participarem de uma oficina literária para criar relatos de viagem. A oficina foi organizada por Zizo Asnis. As autoras e autores são Cris Ribeiro Marques, Isabella Guerra, Lígia Rosso, Marcel Souza, Sônia Friedrich Maus e Wesley Faraó Klimpel. 

Adquiri o livro do meu colega de inúmeras oficinas literárias de crônicas, e amigo, Marcel Souza. E isso foi lá por fins de 2022. Logo que comprei o livro, li o relato que ele escreveu sobre suas andanças pela Rússia durante a Copa do Mundo de Futebol de 2018. 

Depois o livro ficou encostado na pilha de livros a serem lidos. 

Acho que resolvi retomar a leitura e ler os outros relatos, impulsionado pela leitura de On the road

Embarque imediato começa com uma introdução escrita pelo organizador da oficina e do livro, Zizo Asnis, no qual ele explica o projeto e o surgimento do livro. 

Cris Ribeiro Marques narra suas explorações no Nordeste Brasileiro, em especial nos estados de  Pernambuco e Piauí. No Piauí, suas andanças pela Serra da Capivara, um sítio arqueológico, talvez o sítio arqueológico com datação mais antiga do Brasil. 

Isabella Guerra narra uma espécie de lua-de-mel em um mochilão pela Europa junto com o marido. Uma viagem que inicia por Portugal e vai até a Europa Central, com destaque pelos passeios pelas regiões dos Alpes: sul da Alemanha; Áustria; Suiça. 

Lígia Rosso tem um momento de mudanças e reflexões na vida, que a levam a passear pelo vizinho Uruguai. Por lá muitas caminhadas e novas amizades. 

Marcel Souza, como eu já disse, narra suas andanças entre as cidades sede e as partidas de futebol durante a Copa do Mundo realizada na Rússia. 

Sônia Friedrich Maus narra uma viagem cruzando a Rota 66, nos Estados Unidos, junto com o marido, celebrando os 60 anos de ambos. 

Wesley Faraó Klimpel também narra um mochilão pela Europa, aproveitando uma folga de um período em que ele viveu no noroeste da Espanha. Destaque por ter ido até a Letônia. 

De maneira geral são bons relatos que nos transmitem as percepções desses viajantes pelo Brasil e pelo mundo. 



MARQUES, Cris Ribeiro … [et all.] Embarque imediato. Porto Alegre: O Viajante, 2020. 


.



.


09, 20/10/2025.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Auto-Escritor

Poemas de Abbas Kiarostami na Piauí de Junho/2018

Jussara Fösch e o paradoxo da rede social