Diário – leituras – Para além da Sbórnia


Adquiri esse livro, Para além da Sbórnia, numa compra por impulso, ao vê-lo exposto na vitrine do Book Hall, a associação de livrarias e editoras que assumiu o ponto onde ficava a filial da Livraria Cultura, no Shopping Bourbon Country, em Porto Alegre. Para além da Sbórnia trata das memórias de Hique Gomes, multiartista, que é reconhecido, mais aqui no sul, mas também em outros estados, e mesmo no exterior, por sua atuação como Kraunus Sang, no espetáculo Tangos & Tragédias. Tangos & Tragédias esteve em cartaz por trinta verões no Theatro São Pedro, em Porto Alegre, e só saiu de cartaz com o falecimento do também multiartista Nico Nicolaiewsky. Ele estrelava o show junto com Hique Gomes, encarnando o maestro Pletskaya. Sbórnia é o país imaginário de onde teriam vindo Kraunus e Plestskaya. 

As memórias começam, claro, com lembranças de família. O pai de Hique Gomes se chamava Léo Gomes, e jogou futebol profissionalmente no meio campo do Grêmio Porto-Alegrense. Mas, sinal que no futebol a coisa não era tão boa, acabou indo trabalhar na Caixa Econômica Federal, motivo pelo qual a família Gomes viveu em cidades do interior do Rio Grande do Sul. 

Pelo descrito por Hique Gomes, seu lar era um lugar onde se prezava a música e a espiritualidade, com realização de saraus e sessões espiritualistas. 

Assim, Hique Gomes se tornou um adolescente interessado por música, que chegou a ter uma banda e tinha grande admiração por Rita Lee. 

A vida profissional de Hique Gomes passou por ser auxiliar em uma indústria de seu sogro, e músico em um restaurante. 

E, claro, chega um momento em que ele encontra Nico Nicolaiewsky, e chega um momento em que eles montam o show pelo qual se tornaram famosos. 

A parceria não foi imediata, nem sem conflito, mas deu muito certo, tanto que a maior parte do livro é sobre essa obra conjunta. Suas coisas boas e alguns desencontros. Muitas apresentações no Theatro São Pedro de Porto Alegre. Turnês pelo Brasil. Apresentações no exterior. Tangos & Tragédias é um chamariz para o livro, tanto que na contracapa está escrito “quando iniciamos Tangos & Tragédias, jamais sonhamos que estaríamos dividindo nossas vidas por 30 anos. Foram anos extraordinários de grande crescimento artístico e amadurecimento pessoal.” 

Após a morte de Nico Nicolaiewsky, Hique Gomes montou o espetáculo  A Sbórnia Kontr’Attacka. Esse show é coestrelado por Simone Rasslan que faz o papel de Nabiha. Este novo show vem sendo apresentado há quase dez anos. 

Seguindo o nome do livro, para além da Sbórnia me chamou a atenção para um lado espiritual e filosófico que Hique Gomes apresenta em suas memórias. Foram leituras, estudos, e até o que podemos chamar de peregrinações em busca de iluminação espiritual. 

É um livro para quem quer conhecer um pouco mais de Hique Gomes e de sua arte. 


GOMES, Hique. Para além da Sbórnia. Porto Alegre: BesouroBox, 2019.


.


.


10, 15/02/2025.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jussara Fösch partiu em 16 de abril de 2024

Caras Carol, Gian e Rubem: quem tem amigos tem tudo – lembranças da sessão de autógrafos de Confinado um diário da peste

16 de outubro de 2024