Super Bowl LIX


No domingo, 9 de fevereiro de 2025, fomos ao teatro. 

Domingo, 9 de fevereiro de 2025, era o dia do Super Bowl LIX, a partida final da temporada 2024/2025 de futebol americano. Kansas City Chiefs e Philadelphia Eagles decidiriam quem seria o campeão.

Porto Alegre está a milhares de quilômetros de New Orleans, onde o Super Bowl foi decidido, mas há lugares em que se pode acompanhar a partida. Obviamente se pode acompanhar tmbém de casa, via TV por assinatura e streamings na internet. Inclusive parece que foi transmitido para a TV aberta. No passado recente, já assisti o Super Bowl no cinema

Decidimos ir a um restaurante temático norte-americano, que, no tempo em que começamos a prestar atenção nesse jogo com bola oval, era um dos patrocinadores masters do futebol americano na TV por assinatura. Ele já não é um patrocinador do esporte, mas em sua sede é comum as televisões estarem sintonizadas nos jogos da NFL – National Football League – durante as temporadas. Além disso, gostamos do restaurante. Achamo-lo acolhedor, e com pratos relativamente saborosos, embora não exatamente baratos. Ele fica em um shopping na zona sul de Porto Alegre. 

Quando chegamos lá, por volta de 21h, a placa na porta indicava que aos domingos o restaurante normalmente fecha justamente às 21h. Perguntamos à recepcionista se naquela noite seria diferente porque tínhamos ido até lá por conta do Super Bowl. Ela informou que o restaurante ficaria aberto até mais tarde, mas que a cozinha fecharia em seguida. 

Sentamos junto a uma mesa e nos apressamos a fazer nossos pedidos. Além da comida solicitada, aderimos aos refis de refrigerante, já que quem dirigia não podia beber álcool, e quem era passageiro foi solidário. 

Às 21h já tínhamos cerca de meia hora de jogo, mas o placar ainda não tinha sido aberto. O jogo estava em zero a zero. Situação que mudaria em seguida com o primeiro touchdown de Philadelphia. 

E assim fomos. Quando os pratos vieram, estavam gostosos, bem temperados. A bebida gelada. 

A comida temperada gera reações no corpo. No meu caso, comecei a sentir mais calor. E só então me dei conta que o ar condicionado do restaurante não estava funcionando. Confirmamos com um dos funcionários, que pediu desculpas pelo problema. 

Em New Orleans, Nova Orleans se você preferir, o jogo prosseguia. Os atletas foram para intervalo com vitória parcial de Philadelphia de 24 a zero. Em termos do nosso futebol seria algo como se um dos times estivesse ganhando por uns três a zero. 

O Super Bowl sempre tem um show musical em seu intervalo, e neste ano não foi diferente. Foi estrelado por Kendrick Lamar. Infelizmente o som das TVs que transmitiam o jogo não estava bom para apreciarmos o show satisfatoriamente. 

Terminado o intervalo, o jogo prosseguiu com desempenho superior dos Eagles. 

Por volta das 23h, um funcionário informou que o bar iria fechar e, se quiséssemos, deveríamos fazer o derradeiro pedido de bebidas. O que fizemos. 

O terceiro quarto do jogo estava em seu início, quando decidimos ir embora. Sem mais bebidas, com ar condicionado estragado, e com o jogo aparentemente encaminhado, o restaurante ficou desconfortável. 

E assim partimos. 

Chegamos em casa no finalzinho da partida. O placar final do Super Bowl LIX foi Eagles 40, Chiefs 22. Em termos do nosso futebol algo como um 5 a 2 ou um 5 a 3. As coisas não são exatamente equivalentes. O Philadelphia Eagles foi campeão da NFL pela segunda vez. 

Vale lembrar um detalhe: o Philadelphia Eagles realizou, contra o Green Bay Packers, a primeira partida oficial da NFL em solo brasileiro, na cidade de São Paulo, no estádio do Corinthians. Pode-se afirmar que o Brasil deu sorte para os Eagles? 

Que posso dizer? Desde que aprendemos a apreciar esse esporte da bola oval, de uma maneira ou outra procuramos acompanhar os jogos. 

Não considero a experiência desse 9 de fevereiro ruim. Por outro lado a minha expectativa era de que fosse muito melhor. Mas fazer o quê? Segue o jogo. Segue a vida. 


.


.


15, 17, 18/02/2025. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jussara Fösch partiu em 16 de abril de 2024

Caras Carol, Gian e Rubem: quem tem amigos tem tudo – lembranças da sessão de autógrafos de Confinado um diário da peste

16 de outubro de 2024