Diário – leituras – Operação Impensável
Não lembro quando adquiri o livro Operação Impensável, de Vanessa Barbara. Lembro que deve ter sido em uma dessas lojas que vendem todo tipo de miudezas e bugigangas para o lar: ferramentas, pratos, copos, potes, espelhos, etc. Inclusive alguns livros a preços de ocasião. Como eu já tinha lido algo a respeito da autora, e achei interessante o que está escrito na orelha dessa edição, e, bem, estava a preço de ocasião, resolvi adquirir o livro. Sobre a autora, devo acrescentar que também li um longo relato, escrito por ela, sobre a dificuldade de dar uma criança à luz por meio de parto natural na revista Piauí.
O livro foi adquirido e colocado na antibiblioteca, isto é, na pilha de livros que adquirimos sem a intenção expressa de lermos no momento da aquisição. Ou seja, o livro ficou esperando sua vez de ser lido, quando me desse na telha.
Esse momento chegou quando foi amplamente divulgada a notícia de que Vanessa Barbara revelou em um podcast a traição e a relação abusiva que ela viveu há cerca de quatorze anos com o também escritor André Conti.
O livro Operação Impensável pode ser visto como uma chave ficcional para o que Vanessa viveu nos primeiros anos deste século XXI. Em todo caso, apesar de alguma possível similaridade, Operação Impensável deve ser visto como o que é definido, isto é, uma obra de ficção.
O livro Operação Impensável narra a história de Lia e Tito. Ela é uma historiadora às voltas com uma pós-graduação, ele é um programador. Vivem a felicidade possível de um casal jovem sem filhos. A história é narrada pela própria Lia. A vida deles, quando estão juntos pode ser resumida em filmes e jogos (de tabuleiro e videogame). São muitos comentários sobre filmes mais recentes ou mais antigos. Também comentários sobre um ou outro lance nos jogos de que eles participam juntos. Além dos filmes e jogos, a história também é pontuada por citações literárias diversas e relatos de planos e acontecimentos históricos do tempo da Guerra Fria. O próprio título do livro vem de um plano que Winston Churchill teria encomendado aos militares ingleses para atacar o União Soviética, logo após a derrota da Alemanha na Segunda Guerra Mundial, já em 1945. A descrição da Operação Impensável está na orelha do livro.
O idílio do casal começa a terminar quando um incidente mais ou menos trivial dispara desconfianças em Lia. Assim a leitora ou o leitor sabe como tudo deve terminar, mas o prazer da leitura não se dá pelo final previsto, mas por descobrir como se chega lá.
É um bom livro, de uma autora bastante erudita. A história flui, principalmente após a metade do livro. No terço final foi difícil largá-lo antes de concluir a leitura.
BARBARA, Vanessa. Operação Impensável. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2015.
.
.
06, 10/02/2025.
Comentários
Postar um comentário