Os inevitáveis Jogos Olímpicos de Verão de 2024 (II)


Estou escrevendo no sábado, 10 de agosto de 2024, véspera do encerramento dos Jogos Olímpicos de Verão de 2024, realizados em Paris. A delegação brasileira terminou os jogos com vinte medalhas, três de ouro, sete de prata e dez de bronze, o que nos deixa por volta da vigésima colocação entre as nações (falo por volta porque ainda haverá competições até amanhã, nas quais o Brasil não participará, segundo o noticiário). 

Parece-me um bom resultado. 

E para mim é um bom resultado mesmo. A primeira Olimpíada de que me lembro, foram os jogos de Montreal, no Canadá, em 1976. Lembro do noticiário falando em segurança reforçada por causa do atentado contra atletas israelenses nos jogos anteriores, em Munique, Alemanha, em 1972. Eu não lembro nada de 1972, eu tinha cinco anos de idade. 

Em 1976, na minha cabeça, havia a expectativa de que João Carlos Oliveira, conhecido como João do Pulo na época, vencesse a competição atlética do salto triplo. Ele havia sido recordista na modalidade nos Jogos Pan-americanos de 1975 na Cidade do México. Em Montreal ele acabou na terceira colocação. Naqueles Jogos de 1976, a outra medalha também foi de bronze, ganha por Reinaldo Conrad e Peter Ficker em uma competição… de vela! Mesmo eu sendo criança, era difícil entender que país era aquele, que era tão pobre e ganhava medalha olímpica em um esporte que eu achava elitizado como vela. Sim, na minha cabeça infantil, velejar era coisa de rico (ainda penso um pouco assim). 

Em 1980, em Moscou, na então União Soviética, eu quase aborrescente, João do Pulo ficou em terceiro no salto triplo novamente. Inclusive na minha cabeça ficaram histórias na imprensa que teria havido trapaça por parte dos juízes soviéticos, prejudicando o João. Não posso dizer com certeza. Coisa a ser pesquisada por quem se interessar. O mais surpreendente então, na minha opinião de aborrescente foi que em Moscou o Brasil ganhou duas medalhas de ouro; as duas na vela. Vá entender! Que país era aquele que ganhava ouro em esporte de ricos? 

A partir de 1984 – Los Angeles, Estados Unidos – as performances brasileiras foram melhorando. Joaquim Cruz trouxe uma medalha de ouro na corrida de 800 metros. E então a vela trouxe novamente uma medalha, desta vez de prata. Além dessas, os atletas brasileiros trouxeram mais quatro medalhas de prata e duas de bronze. Uma performance muito melhor que a de oito anos antes.

Desde então tenho prestado menos atenção aos Jogos Olímpicos de Verão. Cresci, tinha menos tempo para parar diante da televisão. O Brasil melhorou. É um país menos pobre, menos carente, embora ainda deixe muito a desejar em desenvolvimento social. 

As vinte medalhas de 2024 nos deixam ali pelo terceiro ou quarto pelotão entre as delegações ganhadoras de medalhas. É uma evolução e tanto nesses quase quarenta anos. 

Mas ainda há muito a avançar! 


10, 12, 13/08/2024. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas de Abbas Kiarostami na Piauí de Junho/2018

Jussara Fösch partiu em 16 de abril de 2024

Caras Carol, Gian e Rubem: quem tem amigos tem tudo – lembranças da sessão de autógrafos de Confinado um diário da peste