Percepções


Porto Alegre é uma cidade de temperaturas amenas. Quero dizer, Porto Alegre não é muito fria no inverno. Sim, pode ser sufocante em certos dias do verão. Mas agora estamos no outono, e o outono vem justamente amenizar os calores do verão. 

Percebo que é outono pelo sol batendo à minha mesa de trabalho em casa, no final da manhã. 

Após um ano de teletrabalho, a percepção do sol entrando ou não pela janela vai marcando o passar dos dias. 

O sol bate em minha mesa no início do outono. O sol vai à minha cama em pleno inverno. 

O privilégio de morar no sul, voltado para o norte. 

A bisnagueira no pátio do condomínio ainda tem flores, mas menos que no outono passado (o auge da floração foi no verão mesmo). 

E pensar que pela janela da internet podemos ver a floração das cerejeiras na primavera boreal. 

Neste outono, como em outros outonos, o dia amanhece fresco, e no início da tarde o sol nos aquece quase como se fosse verão. Só para refrescar no início da noite.

Em outros tempos, sairíamos de casa com um casaco por cima de uma camisa ou blusa leve. E no horário do almoço deixaríamos o casaco no trabalho. 

Hoje acordo, talvez me agasalhe, talvez fique de camiseta no final da manhã, talvez me agasalhe no início da noite. Sempre no mesmo ambiente.

Vou acompanhando os dias, e a sucessão das estações da janela da apê. 

Será que na próxima primavera poderemos nos deslocar e nos encontrar com menos temor da peste? 


06/04/2021. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas de Abbas Kiarostami na Piauí de Junho/2018

Sessão de Autógrafos - A Voz dos Novos Tempos

Feliz aniversário, Avelina!