Diário - leituras - Clube do Rock
Acompanhando, mais ou menos, a carreira desses dois escritores, resolvi ler esta breve novela juvenil, escrita em conjunto.
Se trata de uma narrativa longa de dois adolescentes, Cássia e Nando, às voltas com suas adolescências. A vida na escola de ensino médio, os relacionamentos, e, para temperar tudo, uma banda e um festival de rock na escola.
A maior parte da narrativa se desenvolve sob a peculiar troca de cartas entre os protagonistas. Peculiar porque no século XXI, em que o correio eletrônico já é considerado obsoleto por muitos, o que se dirá de cartas, meio que talvez venha desde a Antiguidade sendo usado para troca de mensagens.
Mas, por motivos que a narrativa explica, é esse o meio usado, e, pelo qual os personagens vão expondo seus problemas, e procurando a maneira de superá-los.
Permeia ainda esta história, os trechos de canções de rock brasileiro dos anos 1980 e 1990. Eu que estou a caminho da dita "melhor idade" achei ótimo. Mas o que será que pensa dessas músicas quem nasceu entre 2000 e 2008?
Enfim, eu gostei do livro. Acho que serve bem como literatura juvenil, e inclusive se presta a projetos de leitura para o ensino médio, ou para séries finais do ensino fundamental.
A ver como será (está sendo?) a recepção entre adolescentes.
MASCHMANN, Adriana, e SPALDING, Marcelo. Clube do Rock. Porto Alegre: Metamorfose, 2020.
03/02/2021.
Comentários
Postar um comentário