Saraus Santa Sede 2018



Nos dias 13 e 14 de agosto passado aconteceram os saraus de promoção das publicações da Oficina Literária Santa Sede. 

A Oficina Santa Sede é uma iniciativa do escritor e cronista Rubem Penz, para formação de escritores, com foco na crônica, produzindo a escrita na mesa de bar, que é como as melhores crônicas são escritas, conforme pensa o idealizador. A oficina é oferecida na forma de "aperitivos", onde os candidatos a cronista tomam contato com a matéria, e na forma mais, digamos, madura, de preparação para a publicação. Este ano a temática da Oficina Santa Sede foi "a cidade".

Há também a "masterclass" para os veteranos. Na masterclass são homenageados cronistas que marcaram época nos jornais. Este ano o homenageado foi Caio Fernando Abreu, por conta do seu 70º aniversário.

Na segunda-feira, dia 13, Sarau Santa Sede, pude rever a ex-colega Jane Ulbrich, que faz parte do grupo de cronistas da "safra" 2018. Também pude encontrar o amigo Mário Ulbrich, irmão da Jane, e a ex-colega ("safra" 2016) Letícia Garcia. E, claro, o professor Rubem e a Vanessa, sua esposa.

Na terça-feira, 14, Sarau Caio Fernando Abreu ("masterclass") foi dia de rever outros ex-colegas, como Michele Iost (aperitivo Santa Sede 2015), Clarice Jahn Ribeiro (Santa Sede 2016) que levou a filha Amanda para ler junto com ela, e pessoas que a gente foi conhecendo entre um sarau e outro, como o André Hofmeister, o Felipe Basso, a Ana Luiza Lovatto, o Giancarlo Carvalho...

De fato, não consegui pegar todos os nomes. São nove novos cronistas na Santa Sede, e quatorze na Masterclass.

Diferentemente de outros anos, neste os saraus aconteceram no próprio Bar Apolinário, ali na Cidade Baixa, no local onde a Oficina é realizada. Em outros anos, os saraus aconteceram no Bar do Nito, na Lucas de Oliveira, bairro Auxiliadora. 

Agora é aguardar os livros. Devem sair ali por outubro...

.

Rubem Penz iniciando o Sarau da Santa Sede Safra 2018, no dia 13
.

Rubem e Jane - 13 de agosto de 2018.
.

Jane Ulbrich recitando uma de suas crônicas
.

Rubem Penz abrindo os trabalhos no Sarau da Masterclass Caio F. Abreu - 14 de agosto de 2018
.

Rubem e André Hoffmeister
.

Rubem e Giancarlo
.

Rubem e Michelo Iost
.

Rubem e Felipe Basso
.

Rubem e Ana Luiza
.

Rubem, Clarice e Amanda. Desculpem o ângulo de fato não favoreceu.
.

A turma posando para a foto oficial do Sarau.
.




27/08/2018.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas de Abbas Kiarostami na Piauí de Junho/2018

Sessão de Autógrafos - A Voz dos Novos Tempos

Feliz aniversário, Avelina!