Comentários rápidos - 15/09/2018


1. O Museu Nacional incendiou dia 2 de setembro passado. Não é o primeiro museu a incendiar no Brasil, mas certamente o mais representativo, fundado em 1808, e com um acervo que era imenso antes do incidente. Em tudo lamentável, e em tudo representativo do Brasil. Uma incomensurável perda histórica e científica para nós todos.

2. "Todo indivíduo tem direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal." É o terceiro artigo da Declaração Universal dos Direitos Humanos. "Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos." Faz parte do primeiro. Eis alguns motivos porque me parece não fazer sentido humanos serem contra direitos humanos, mas, enfim, cada um é cada um. Tudo isso para declarar que acho lamentável que o candidato à presidência Jair Messias Bolsonaro tenha sido esfaqueado, em uma tentativa de homicídio, na cidade de Juiz de Fora, MG, no último dia 6 de setembro. Não gosto das ideias do ex-capitão, nem do ódio que se junta ao redor dele, mas enfim, ele ainda está se candidatando pela via institucional (tão institucional quanto é possível no Brasil). Espero que ele se recupere, e não seja eleito. 

3. Dia 9 de setembro faleceu o sociólogo Hélio Jaguaribe. Estava com 95 anos e foi um grande pensador do Brasil, certamente um dos maiores de sua geração, tendo deixado volumosa obra. Foi membro do PSDB, o que lhe valeu um texto apaixonado e demófobo, que contestei no meu antigo blog. Que descanse em paz, enquanto nós, por enquanto, ainda permanecemos.

4. A Folha de São Paulo informa que a Rede Globo de Televisão se negou a veicular propaganda de incentivo à vacinação infantil porque a tal propaganda contava com a presença da Xuxa e da Galinha Pintadinha, entre outros personagens populares. Essas personagens tinham contratos com emissoras concorrentes. Interessante este país em que a emissora mais popular de uma concessão pública, se nega a veicular uma propaganda de utilidade pública alegando concorrência comercial. Notável que a emissora alegue interesse comercial para deixar de informar aos pais de milhares de crianças a necessidade da vacinação. Notável que o Ministério da Saúde não tenha denunciado isso. Notável que o Ministério das Comunicações não imponha nenhuma punição à emissora. Mas é representativo desses cacos que chamamos de Brasil. 

15/09/2018

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas de Abbas Kiarostami na Piauí de Junho/2018

Sessão de Autógrafos - A Voz dos Novos Tempos

Feliz aniversário, Avelina!