12 de outubro de 2024


12 de outubro de 2024 caiu em um sábado. Em Porto Alegre foi um dia lindo, ensolarado e de temperatura agradável, como talvez um dia de primavera devesse ser. 12 de outubro é feriado no Brasil. Se celebra o Dia das Crianças e a Senhora de Aparecida. 

Nesse dia, resolvi almoçar fora. Fui a um shopping aqui na Zona Norte. O mais antigo shopping grande de Porto Alegre, inaugurado há mais de quarenta anos, e continuamente ampliado e reformado desde então. Convenientemente moro perto. É possível ir a pé. 

O shopping estava cheio. Filas para o estacionamento. A praça de alimentação norte lotada (agora há uma praça de alimentação sul, mas não fui conferi-la). Filas de espera nos restaurantes. Os corredores por onde muitas pessoas se deslocavam. Me lembrou o filme Cenas em um Shopping , dos anos 1990. Só faltaram as filas para o cinema. Na minha cabeça o nome do filme era Cenas de um Shopping. Engraçado que somente agora, pensando nisso, me dei conta que o título e a temática remetem ao filme Cenas de um Casamento, de Ingmar Bergman. E tudo isso é só curiosidade. 

Entre as pessoas que aguardavam vagas no estacionamento dentro dos carros, sentavam às mesas da praça de alimentação, faziam fila às portas dos restaurantes, e enchiam os corredores, muitas crianças, o que era justo. Era o dia delas (mesmo que, em geral, todo dia seja o dia delas). Mas onde ficavam essas crianças nos outros dias? Em casa? Na escola? Nos cursos suplementares (inglês, judô, natação, programação de computadores, etc)? Não sei. Minha impressão era que havia mais delas por ali naquele dia do que eu estava acostumado a ver. 

Depois de minha refeição, retornei para casa. 

No caminho há um parque. Também ali havia muitas crianças. Afinal era um sábado, feriado, ensolarado e agradável; como talvez um dia de primavera devesse ser.

O que será das crianças de hoje quando se tornarem adultas? Me convenço que a pergunta é pertinente porque me parece que o mundo hoje parece um tantinho pior que trinta anos atrás.  E há trinta anos muitos dos adultos de hoje eram crianças. 

O que será das crianças de hoje quando se tornarem adultas?

Benditas sejam as crianças. Espero que quando se tornarem adultas, tornem o mundo melhor. Melhor ser esperançoso que pessimista. 


.


Imagem criada com IA da Openart

.

13, 14/10/2024. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jussara Fösch partiu em 16 de abril de 2024

Poemas de Abbas Kiarostami na Piauí de Junho/2018

16 de outubro de 2024