Primeiro de quinzembro de 2020

 


Em um sábado entramos em maio de 2021, ou, quem sabe, quinzembro de 2020, em um ano passado sem fim (você sabe, né? Novembro, dezembro, onzembro, dozembro, trezembro, quatorzembro, quinzembro). 

Esta semana devemos estar mais ou menos a meio caminho entre o início do outono e o início do inverno. 

Em Porto Alegre, cerca de duas horas separam o solstício do inverno, ou o dia mais curto do ano, do solstício de verão, o dia mais longo. No solstício de inverno o sol se põe logo após as cinco e meia da tarde (da noite?); e no de verão, um pouco antes das sete e meia da noite (da tarde?). 

Por que falo isso, se esses fenômenos se repetem ano após ano? 

Não sei. 

Talvez porque, como eu disse, me sinta meio aprisionado em um ano que não termina. 

Tendo que tomar cuidados sanitários que eu nunca tinha visto. 

Tendo que ser um pouco mais paranoico do que já costumo ser, pois sempre temos vivido em um país violento com guerra civil não declarada

Agora, além disso, vivo cercado pela peste, em um país liderado por um negacionista e sua seita de fanáticos. 

Sim, em quinzembro de 2020, temos 400 mil mortos pela peste, e cerca de um terço da população que parece não se sentir comovido por essas mortes. 

Primeiro de maio (ou primeiro de quinzembro) deveria ser dia do trabalhador, mas boa parte do comércio não essencial estava aberto. Ou nossos empresários e líderes políticos transformaram todo comércio em essencial. 

Nesse dia houve carreata de apoio ao negacionista em Porto Alegre. 

Mesmo com tudo isso, primeiro de quinzembro de 2020 foi um dia de clima ameno de outono em Porto Alegre. O sol surgiu do oriente e se fez poente, indiferente às nossas dores. Nos aqueceu como costuma fazer.


01, 04/05/2021.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas de Abbas Kiarostami na Piauí de Junho/2018

Sessão de Autógrafos - A Voz dos Novos Tempos

Feliz aniversário, Avelina!