Primeira semana de fevereiro de 2021


O dia em que escrevo é 1º de fevereiro de 2021. 

É o início do segundo mês de 2021. 

Com isso se completam os doze meses do ano em que estou em quarentena, trabalhando em "home office". O "aniversário" do confinamento será na segunda quinzena de março próximo, mas estou em casa já por doze meses, de março de 2020 a fevereiro de 2021. 

A primeira semana de fevereiro é muito significativa para mim. 

Dia primeiro é véspera de feriado (Senhora dos Navegantes, Iemanjá) em Porto Alegre. 

Dia 2, além do feriado municipal, é aniversário de um grande amigo. Quando estávamos morando próximos um do outro era comum estarmos juntos nesse dia. Isso lá pelos anos 1980. 

Dia 3 é aniversário de mamãe. Seriam 96 anos em 2021, conforme aqueles aniversários imaginários. E eu estaria com ela. Ela nos deixou em 1995. 

Dia 4 fará 31 anos que meu pai faleceu. 31 anos! Parece que foi ontem, para repetir o chavão! Enfim, naquele 1990 eu estive com minha mãe no seu aniversário, depois corri de volta no dia seguinte porque meu pai agonizava do câncer contra o qual ele lutava havia três anos. 

Assim se passam os dias. 

À medida que tomamos consciência de nós mesmos, vamos nos dando conta dos dias que medem a nossa existência.

Nosso aniversário. O aniversário da mãe. Do pai. Da irmã. Do irmão. 

Da namorada. Do aniversário de namoro. Do dia do casamento. Do aniversário do filho. Da filha. Com sorte, do neto, da neta. 

E infelizmente da morte da avó, do avô, do pai, da mãe. 

Se tivermos deixado saudades, alguém lembrará os nossos aniversários.


01/02/2021.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas de Abbas Kiarostami na Piauí de Junho/2018

Sessão de Autógrafos - A Voz dos Novos Tempos

Feliz aniversário, Avelina!