Em memória, Valderino Menchick


A notícia chegou pelo emeio. Em 5 de fevereiro de 2021, sexta-feira. A mensagem informava que o velório do irmão Valderino Menchick teria lugar na Igreja Batista Central de Porto Alegre, entre as 11 e as 15 horas. Mais não informava. 

Talvez o Jornal Batista tivesse escrito, "Promovido à glória o irmão Valderino Menchick". Ou talvez ainda escreverá na próxima edição. 

O fato de haver dois dias entre a data do emeio e a data do velório indica que o falecimento não deve ter ocorrido em virtude de covid-19, a peste que nos assola por esses dias, e que tem ceifado em especial a vida dos mais idosos. 

Deve ter falecido de causas naturais outras. Câncer? AVC? Ou simplesmente o coração cansou e parou?

Não sei que idade tinha Valderino Menchick. Certamente mais de oitenta, talvez mais de noventa. 

Eu convivi com ele no final dos anos 1980 e durante toda a década de 1990, até por volta do início dos anos 2000, na Igreja Batista Central de Porto Alegre. Ele era diácono e uma das lideranças e esteios da Igreja (outro foi Olindo Scolmeister). 

Casado com Adaltiva, o casal teve alguns filhos. Posso me recordar entre eles da Telma, bastante ativa na igreja. 

No final dos anos 1990, resolvi retomar meus estudos, e fui me afastando da Igreja, o que acabou redundando em minha exclusão do rol de membros no início da década seguinte. Mais ou menos por volta de 2012 ou 2013, comecei a frequentar algumas reuniões às quartas-feiras, mas já raramente eu encontrava Valderino nesses dias. Depois simplesmente me afastei.

Mesmo longe, o passamento de Valderino Menchick me impactou, como costumam me impactar a perda de pessoas que me foram importantes. Mesmo que nos afastemos. 

"Bem-aventurados os mortos que desde agora morrem no Senhor. Sim, diz o Espírito, para descansem de suas fadigas, pois as suas obras os acompanham". (Apocalipse 14:13)

"Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá; e todo que crê em mim, não morrerá eternamente." (João 11:25,26) 

(Ambas as citações da Bíblia são da Edição Revista e Atualizada da tradução de João Ferreira de Almeida, publicada pela Sociedade Bíblica do Brasil.) 

Que tu também descanses em paz, Valderino Menchick! 


08/02/2021.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas de Abbas Kiarostami na Piauí de Junho/2018

Sessão de Autógrafos - A Voz dos Novos Tempos

Feliz aniversário, Avelina!