Uma oportunidade que se perdeu em 2019: Allen Morrison e os bondes do Brasil


Allen Morrison foi um professor universitário e pesquisador estadunidense. Pesquisou sobre sistemas de transporte urbanos sobre trilhos. Entre os livros que publicou está um sobre os bondes no Brasil, isto é, em várias cidades brasileiras. Com as possibilidades abertas pela internet, ele acabou transformando este livro, originalmente chamado “The Tramways of Brazil”, em um saite.

Na primeira década deste século descobri esta página dele, e, por diversão, e por curiosidade a respeito, resolvi traduzir seu texto que falava dos bondes em Porto Alegre. Concluí minha versão e enviei para ele por e-meio. Aparentemente ele gostou, me enviou uma resposta e acabou adicionando minha tradução ao seu saite. Isso foi lá por 2007 ou 2008.

E por aí havia ficado minha colaboração. Na época pensei em continuar traduzindo a série de textos sobre os bondes do Brasil, mas não toquei a coisa adiante. 

Passada mais de uma década, resolvi voltar aos textos de Morrison, e fiz uma tradução do texto sobre os bondes da cidade de Rio Grande, no sul do Rio Grande do Sul, terra de meus pais. Concluída a tradução, enviei uma mensagem a Morrison, para ver a viabilidade desta nova tradução ser publicada. Recebi uma resposta automática momentos depois. A caixa postal para onde eu havia enviado minha mensagem estava lotada. A mensagem não pôde ser entregue. 

Como aquele era o único canal que eu tinha com Morrison, acabei por pesquisar na internet a respeito dele. Infelizmente a resposta que mais fez sentido dava conta de seu falecimento no início de 2019, aos 90 anos (!). 

Devo publicar essa tradução sobre os bondes de Rio Grande aqui no blogue, informando o criador original do conteúdo. 

Contudo é uma pena que eu não tenha prosseguido com esse trabalho lá em 2008.



10/08/2024. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas de Abbas Kiarostami na Piauí de Junho/2018

Jussara Fösch partiu em 16 de abril de 2024

Caras Carol, Gian e Rubem: quem tem amigos tem tudo – lembranças da sessão de autógrafos de Confinado um diário da peste