Aqui no Sul


Eu nunca saí daqui. No máximo um trem para o Cassino. Nem pra Pelotas eu fui. 

É a minha vida aqui. Morar na Cidade Nova. Trabalhar quando dá. Pedreiro. Servente. Um bico aqui, outro lá. 

Fim de semana um futebolzinho na várzea. Eu até que não sou ruim de bola. Centre-forward pela direita. Sempre que dava eu chutava. Às vezes dava gol. Às vezes eu deixava o cara na cara do gol, era só fazer. Era bom. Era divertido.

Depois descansar, tomando uma cachaça no bar do português. Quando tinha uns trocados a mais, o que era difícil, a gente tomava cerveja. O português colocou um rádio no bar. Aí a gente ouve música e notícia. Atire a primeira pedra do Orlando Silva. Eu gosto dessa. E as notícias da guerra. Nunca soube de ataque por aqui, mas toda noite tem black-out. Será que algum dia eu vou poder comprar um rádio?

Tudo aqui na Cidade Nova, à beira da Lagoa. A gente diz que é lagoa, mas sempre o mar entra e a água fica salgada. É por aqui que o pessoal pesca camarão. 

Vivo numa casa com a minha mãe, o meu pai e o meu irmão mais novo. É um barraco. É triste. A mãe não é muito cuidadosa. A casa tá sempre mais suja que limpa. O pai também trabalha na construção. É que nem eu. Ou eu sou que nem ele. Às vezes tem trabalho, às vezes faz um bico aqui, outro lá. O pior é que ele está velho, cinquenta anos. Está cada vez mais difícil para ele. 

Espero que as coisas melhorem. 

Estou namorando a Lurdinha. A gente trocou as primeiras palavras na praça. É uma moça quieta, não dá moleza. O pai dela é um senhor meio brabo. Quando comecei a frequentar a casa dela, a dona Francisca, a mãe, fazia marcação cerrada. Mais que os zagueiros dos times da várzea. É o que é. É assim, é moça de família. Eu gosto dela e acho que ela gosta de mim. Estamos fazendo planos para casar. Bom, se não é desse jeito, acho que o pai dela nem me deixava entrar na casa deles. A deles é de pobre, mas é mais limpa e arrumada que a nossa. Acho que mais um ano ou dois e a gente se casa. Mas vai ser duro. Vai ser bom pra mim. Com 28 anos já caí na gandaia que chegue. O estranho é que quando pode a Lurdinha me fala em ir em clube, dançar, pular carnaval. Eu achava que moça de família não podia querer frequentar esses lugares. Acho que não vou ter dinheiro nem para pagar as passagens do trem e passar a noite de núpcias em uma pousada no Cassino. 


11, 21/03/2024, 06/04/2024.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas de Abbas Kiarostami na Piauí de Junho/2018

Jussara Fösch partiu em 16 de abril de 2024

Caras Carol, Gian e Rubem: quem tem amigos tem tudo – lembranças da sessão de autógrafos de Confinado um diário da peste