Diário da Peste (LIV) - Lançamento da Safra Sede 2021: Outros Presentes


Nesta quinta-feira, 18 de novembro, foi dia de lançamento do livro Outros Presentes, coletânea de crônicas da Oficina Literária Santa Sede. Como a cada ano um livro é lançado, ele é chamado de safra. 

O lançamento aconteceu no Shopping Olaria, usando as instalações da Livraria Bamboletras e do Bar e Restaurante Torre de Pizza. 

Este ano houve uma peculiaridade: a publicação de um livro relativo à realização da oficina literária na cidade de Canela. Dois dos oficineiros de Canela estiveram no lançamento de Porto Alegre, Fernando Gomes e Silvia Rolim. O livro de Canela se chama Não olhe para trás. 

Os autores da Safra 2021 em Porto Alegre (teremos oficina em Canela anualmente daqui para a frente?) são Eugênia Câmara, Marcel Souza, Fernanda Quadros, Viviane Intini, Greta Guimarães, Noara Lisboa, Camila Mossi, Patrícia Neumann e Regina Lydia. 

Pude rever o Rubem e a Vanessa. Esperava encontrar o Gian e o Tiago. Talvez a Avelina. Talvez o Ed. Mas não os encontrei. Quem sabe no lançamento do livro da Santa Sede Masterclass, que este ano homenageia Vinicius de Moraes? 

Com a peste ainda rondando, o lançamento foi em espaço aberto e ventilado. Máscaras protetivas fizeram parte da indumentária de quem esteve por lá. 

Levando em consideração que falta pouco mais de um mês para o início do verão, a noite estava bastante fresca, como se estivéssemos no hemisfério norte, e fosse outono, e, em vez de verão, esperássemos o inverno. 

Achei o espaço para a sessão menos acolhedor que o que era oferecido pelo velho Apolinário. Apesar do espaço do Centro Comercial Olaria ser amplo, a área dos autógrafos foi separada por floreiras que serviram como delimitadores. De modo que o espaço ficou restrito a uns, talvez, dezesseis metros quadrados, ou aproximadamente quatro por quatro metros. Claro que posso estar enganado, mas achei a área apertada.

Mas isso não importa muito. Lançamento de livro, sessão de autógrafos, é sempre momento de celebração. Era possível ver a felicidade nos rostos dos envolvidos, apesar das máscaras. 

Reencontros no bar. A peste vai mudando de epidemia para endemia, e cada vez parece menos ameaçadora. 

.


Na foto, a Vanessa registrando os oficineiros na entrada da Livraria Bamboletras

.

19/11/2021. 

Comentários

  1. Caríssimo José Alfredo: não existe evento de nossa boemia literária completo sem a sua presença! Muito obrigado por registrar nossa história nas "Novas voltas em torno do umbigo" e, o quanto antes, vamos abandonar o subtítulo "Diário da peste"! Abração!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas de Abbas Kiarostami na Piauí de Junho/2018

Sessão de Autógrafos - A Voz dos Novos Tempos

Feliz aniversário, Avelina!