Diário da Peste (LIV) - Lançamento da Safra Sede 2021: Outros Presentes


Nesta quinta-feira, 18 de novembro, foi dia de lançamento do livro Outros Presentes, coletânea de crônicas da Oficina Literária Santa Sede. Como a cada ano um livro é lançado, ele é chamado de safra. 

O lançamento aconteceu no Shopping Olaria, usando as instalações da Livraria Bamboletras e do Bar e Restaurante Torre de Pizza. 

Este ano houve uma peculiaridade: a publicação de um livro relativo à realização da oficina literária na cidade de Canela. Dois dos oficineiros de Canela estiveram no lançamento de Porto Alegre, Fernando Gomes e Silvia Rolim. O livro de Canela se chama Não olhe para trás. 

Os autores da Safra 2021 em Porto Alegre (teremos oficina em Canela anualmente daqui para a frente?) são Eugênia Câmara, Marcel Souza, Fernanda Quadros, Viviane Intini, Greta Guimarães, Noara Lisboa, Camila Mossi, Patrícia Neumann e Regina Lydia. 

Pude rever o Rubem e a Vanessa. Esperava encontrar o Gian e o Tiago. Talvez a Avelina. Talvez o Ed. Mas não os encontrei. Quem sabe no lançamento do livro da Santa Sede Masterclass, que este ano homenageia Vinicius de Moraes? 

Com a peste ainda rondando, o lançamento foi em espaço aberto e ventilado. Máscaras protetivas fizeram parte da indumentária de quem esteve por lá. 

Levando em consideração que falta pouco mais de um mês para o início do verão, a noite estava bastante fresca, como se estivéssemos no hemisfério norte, e fosse outono, e, em vez de verão, esperássemos o inverno. 

Achei o espaço para a sessão menos acolhedor que o que era oferecido pelo velho Apolinário. Apesar do espaço do Centro Comercial Olaria ser amplo, a área dos autógrafos foi separada por floreiras que serviram como delimitadores. De modo que o espaço ficou restrito a uns, talvez, dezesseis metros quadrados, ou aproximadamente quatro por quatro metros. Claro que posso estar enganado, mas achei a área apertada.

Mas isso não importa muito. Lançamento de livro, sessão de autógrafos, é sempre momento de celebração. Era possível ver a felicidade nos rostos dos envolvidos, apesar das máscaras. 

Reencontros no bar. A peste vai mudando de epidemia para endemia, e cada vez parece menos ameaçadora. 

.


Na foto, a Vanessa registrando os oficineiros na entrada da Livraria Bamboletras

.

19/11/2021. 

Comentários

  1. Caríssimo José Alfredo: não existe evento de nossa boemia literária completo sem a sua presença! Muito obrigado por registrar nossa história nas "Novas voltas em torno do umbigo" e, o quanto antes, vamos abandonar o subtítulo "Diário da peste"! Abração!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Jussara Fösch partiu em 16 de abril de 2024

Poemas de Abbas Kiarostami na Piauí de Junho/2018

16 de outubro de 2024