Cara Maria – XII


Cara Maria,


Tentarei ser mais breve do que fui na mensagem anterior. De quebra também esta deve ser a última mensagem que te envio neste ano de 2023.

Pois bem, comecei a mensagem anterior dizendo: “Talvez sejam estes os dias em que nos demos conta da catástrofe climática.” 

E: “Ou não. É difícil para nós, seres humanos, aprendermos.”

Como não deixamos de falar do clima e do tempo, acho que a manchete que me impactou esta seman foi “Clima faz país perder 4 milhões de toneladas de grãos”. Sim estimativas ainda são de uma colheita de 312 milhões de toneladas para a safra 2023/2024, mas a estimativa anterior era de 316 milhões de toneladas. 

É estranho agora pensar que por volta de 1987 eu assinava uma revista de notícias semanal, e naquela época a produção de grãos no Brasil estava prestes a chegar aos 100 milhões de toneladas, e esse número era então muito impressionante. Nesses 35 anos a produção triplicou. E nesse meio tempo, isto é, desde o final da década de 1980 até hoje a população brasileira nem dobrou de tamanho.

A notícia informa que o façanhudo Rio Grande do Sul deve ser um dos estados com mais perdas nessa safra, por conta da escassez de chuvas em determinado período do ano, e do excesso das mesmas chuvas em outro período. 

Será que as pessoas, em especial as que lidam com a agricultura, refletirão sobre isso?

Aprenderemos? Sou pessimista. Acho que não.

Em todo caso, espero que passes por um bom período de Festas de Fim de Ano. Tão bom quanto possível. E que venha 2024. E mais. 


09, 12/12/2023. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas de Abbas Kiarostami na Piauí de Junho/2018

Sessão de Autógrafos - A Voz dos Novos Tempos

Feliz aniversário, Avelina!