Santa Sede 2022: Masterclass com Judith Scliar


Eu pensei que meus dias como participante das mesas da Santa Sede tivessem terminado, pois já havia passado por praticamente todas as versões da oficina. Verão, primavera, Oficina Santa Sede Safra 2016, que explorava as artes, Masterclass Santa Sede 2019, que homenageava Millôr Fernandes. 

Bom, havia a possibilidade de participar do Mosaico ou do Circuito. 

Mas eis que o Rubem decidiu lançar para 2022 uma masterclass em homenagem a Moacyr Scliar. Médico e escritor, Moacyr Scliar era contista, novelista, ensaísta. E também cronista. 

Como repito muitas vezes, Moacyr Scliar foi fundamental na minha formação de leitor. 

Me candidatei a uma vaga na Oficina e fui admitido. 

A primeira aula foi uma teleconferência com a Judith Scliar (live? entrevista [com o Rubem, no caso]? masterclass? aula magna? Um pouco de tudo isso, posso dizer). Professora e viúva do Moacyr. 

Eu era totalmente ignorante a respeito de Judith Scliar. Sabia que ela era professora de inglês, especializada em inglês para médicos, e esposa do Moacyr. Mais nada. 

Eu era ignorante e meus conceitos estavam ultrapassados (foi uma marca de automóveis ou de refrigerantes que produziu uma propaganda de TV, que terminava dizendo que estava na hora da gente rever nossos conceitos?).

Esperava uma senhora tímida, talvez velhinha, talvez com cabelos brancos e um coque na cabeça. 

Qual o quê! Eis uma mulher jovial, bonita e muito bem articulada. Por esse pouco que pude ver, me pareceu uma pessoa solar. 

E passou ali uns 45 minutos falando de Moacyr, sua formação como escritor, iniciada e incentivada pela mãe. Seu método de escrever, passando da caneta, para a máquina de escrever, e então para o computador. Sua produtividade como escritor. Um escritor que publicou mais de 80 livros. 

Moacyr Scliar nos deixou em 2011, de uma forma que me parece absurda até hoje. Foi por conta de um AVC, após uma colonoscopia para retirada de pólipos nos intestinos, aos 73 anos. 

Moacyr Scliar continua vivos nos escritos que nos deixou. 

Judith Scliar tornou Moacyr ainda mais vivo para mim. Para nós que pudemos assistir aquela aula magna e o desfiar de pequenas lembranças. 

Obrigado, Judith, por nos falar. Obrigado, Rubem, por convidá-la. 



A imagem provavelmente foi capturada por Rubem Penz. 


12/02/2022.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas de Abbas Kiarostami na Piauí de Junho/2018

Sessão de Autógrafos - A Voz dos Novos Tempos

Feliz aniversário, Avelina!