Diário da Peste (LXIX) - Pós-escrito: o susto dos rostos expostos


Eu havia dito que o texto anterior, o capítulo LXVIII do Diário da Peste, encerrava o Diário. Mas ocorreu algo que me fez rever minha ideia. 

Foi uma ida ao supermercado. Eu não sou fã de ir ao supermercado, mas é uma necessidade. Periodicamente me sinto compelido a visitar algum para repor os mantimentos em casa. 

Não foi diferente, esta semana. Foi na sexta-feira. 

Vez por outra vemos pessoas que tendemos a achar mal educadas nesses estabelecimentos. E o pior é que é comum esbarrarmos mais de uma vez nelas pelos corredores.

Nesse dia, foi um senhor. Meia idade, na minha ideia mal encarado, de maus bofes, rude, espaçoso. Alto como não poderia deixar de ser, por espaçoso. 

No primeiro encontro, uma cortada de frente com o carrinho. No segundo um quase choque de carrinhos no setor de chocolates e balas. 

No segundo, me dei conta que o cidadão espaçoso não portava máscara no queixo, como fora minha primeira impressão. De fato, ele não portava máscara nenhuma. Se antes já o achara mal educado, minha opinião piorou. 

Curiosamente a mulher que o acompanhava, suponho que a esposa, mas hoje em dia a gente nunca pode ter certeza, portava máscara e óculos escuros (bem escuros, e dentro do supermercado). 

De repente, me dei conta que esse homem com quem antipatizei não era o único a não portar máscara nenhuma. Havia diversas pessoas. Não a maioria, mas muitas. E aparentemente os funcionários do estabelecimento não deviam importunar esses clientes, solicitando o uso correto da máscara. 

Me lembro de um núcleo familiar inteiro. Jovens. Marido, esposa e filho pequeno, todos sem máscara. 

Não li a respeito, mas pelo jeito, as máscaras já foram abolidas em Porto Alegre. Sim, o nome oficial é que se tornaram “opcionais”. 

De fato as lotações de UTIs e enfermarias dedicadas à covid-19 estão baixando consistentemente pelo Brasil todo. 

Eis as pessoas abolindo as máscaras. Seja por liberação das autoridades, ou por conta própria. 

Eis a pandemia sendo transformada em endemia. 


26/03/2022.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas de Abbas Kiarostami na Piauí de Junho/2018

Sessão de Autógrafos - A Voz dos Novos Tempos

Feliz aniversário, Avelina!