Diário - leituras - O investidor inteligente



Este livro faz parte das minhas leituras técnicas sobre investimentos. 

E dentre os livros sobre investimentos, esse é considerado um clássico, aliás, um subtítulo mostrado é justamente "o guia clássico para ganhar dinheiro na Bolsa". 

Benjamin Graham foi um operador na bolsa nos Estados Unidos desde meados da década de 1930 até 1970. Ele faleceu em 1976. E neste livro ele relata seu trabalho e dá conselhos para que o investidor possa prosperar nesse ambiente. O livro passou por sucessivas atualizações. Para trazer atualizações até nosso século XXI, o livro conta com comentários de Jason Zweig. 

O livro tem um pouco de tudo. História do mercado de ações. Informações para o que ele chama de investidor defensivo, que eu ligaria a quem investe em ações para longo prazo. Informações para o que ele chama de investidor empreendedor, que ligo a quem investe em curto prazo. As flutuações no mercado de ações. Os cuidados que o investidor precisa ter com seus conselheiros e assessores. Questões sobre se é melhor formar a própria carteira de ações, ou simplesmente investir em algum fundo de ações administrado por terceiros. Graham não aconselha a participar de IPO's, isto é, de lançamentos de ações na bolsa. Compara ações de companhias de nomes parecidos para analisar como foi o comportamento dessas ações ao longo do tempo. 

Enfim, um livro bastante técnico, mas cuja leitura flui.

Escrito para investidores dos Estados Unidos, nós, brasileiros precisamos trazer as informações para o nosso contexto. Mas isso não é muito difícil.

Bom para interessados no assunto. 


GRAHAM, Benjamin. O investidor inteligente. Rio de Janeiro: Harper Collins, 2020. 


25/08/2021, 22/09/2021. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas de Abbas Kiarostami na Piauí de Junho/2018

Jussara Fösch partiu em 16 de abril de 2024

Sessão de Autógrafos - A Voz dos Novos Tempos