Gelo


Gelo é água em estado sólido. O terceiro estado da matéria. Foi o que me ensinaram no ensino fundamental. Havia três estados da matéria: sólido, como o gelo; líquido, como a água; ou gasoso como o vapor d’água. 

Como a ciência não para de avançar, recentemente ouvi falar em estados de plasma, condensado e superfluido. O conhecimento não para de complicar. 

Paradoxal, o gelo é a única substância que tem maior volume no estado sólido que no líquido. E também a única que não se solidifica de uma vez por todas, nos lagos, permanecendo líquida sob uma camada sólida. Há quem veja nisso, obra de Deus para que a vida possa existir.

Geleiras ajudam a manter o equilíbrio da temperatura do planeta, e elas estão derretendo…

Em todo caso, vamos focando no trivial. 

O gelo facilita, e muito, o consumo de bebidas. Seja o suco ou o refrigerante no calor do verão. Seja o destilado, uísque em primeiro lugar, mas também cachaça e rum, em qualquer estação. 

Sim, ou você bebe no estilo cowboy, isto é, à temperatura ambiente e alivia com um pouco de água, como fazia Frank Sinatra. Ou você põe o gelo, e vai curtindo, de leve, a  diluição proporcionada por ele. 

Se uísque é cachorro engarrafado, gelo é a ternura do cachorro, digo, do uísque.


P.S. Este texto "sobrou" das minicrônicas que compuseram o livro "Por Cima é Millôr". No meu caso, para a letra G, foi usada a palavra "Gato".

P.S.(II) Este texto foi pensado em, e é uma humilde homenagem ao colega de mesa para a confecção do livro, Tom Saldanha. 


17/06/2019.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas de Abbas Kiarostami na Piauí de Junho/2018

Sessão de Autógrafos - A Voz dos Novos Tempos

Feliz aniversário, Avelina!