Diário da Peste (LVIII) - Pestes e Natal


Nos últimos dias surgiram notícias de um surto de gripe, começando pela cidade do Rio de Janeiro, e se espalhando para outras capitais, em especial São Paulo. 

Segundo o noticiário, tal surto seria devido ao vírus influenza H3N2. Embora sua letalidade seja menor que o Sars-Cov-2, essa gripe está causando nova sobrecarga nos sistemas de saúde, nesse momento em que a vacinação desinfla os números da covid-19. 

O vírus H3N2 seria de uma cepa apelidada de Darwin, por conta da cidade australiana onde teria sido mapeado pela primeira vez. 

Normalmente os surtos de gripe ocorrem no inverno, mas este está acontecendo excepcionalmente às vésperas do verão, e pelo verão deve se estender. 

Duas coisas contribuíram para o surto. Uma é que, por conta da covid-19, menos gente se vacinou contra a gripe esse ano. 

A segunda é que a cepa é bem recente. Eu, por exemplo, tomei uma vacina contra gripe, que incluía prevenção contra o H3N2 em abril passado. Mas possivelmente a vacina não me protegerá contra essa nova cepa. 

De quebra, com o verão haverá espaço para o incremento de novos casos de chicungunya, dengue e zika. 

E do jeito que estão as coisas por aqui, salve-se quem puder. 

Estou escrevendo isso na sexta-feira, dia 17. 

Dia 21 próximo começa no verão austral. 

Dia 25 se celebrará o Natal de Jesus. 

Apesar de tudo, Feliz Natal! 


17/12/2021.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas de Abbas Kiarostami na Piauí de Junho/2018

Sessão de Autógrafos - A Voz dos Novos Tempos

Feliz aniversário, Avelina!