Diário - leituras - Uma Trilogia de Francisco Marins


Quando eu estava com sete ou oito anos ganhei de presente um livro de Francisco Marins. Se tratava de "Volta à Serra Misteriosa", um livro que tratava de mineração e de bandeiras, e de uma serra mítica, rica em ouro, os "Martírios". Sei que aquilo me marcou. Li e gostei daquele livro. E ficou marcado na minha memória que aquele livro tinha sequências. E que eu bem que gostaria de ler estas sequências. Mas elas não vieram, não as ganhei. Veio um outro livro de Francisco Marins, "Viagem ao Mundo Desconhecido". Bom também, mas bem diferente, sobre a expedição de Fernão de Magalhães, a primeira volta ao mundo feita por ocidentais. 

Provavelmente esses livros foram fundamentais para me inocular o prazer da leitura. Fossem as aventuras pelo Brasil Colônia, ou recém independentizado, fossem pessoas nesse mesmo Brasil narrando a viagem de Fernão de Magalhães.

Pois bem. Depois de encontrar "Volta à Serra Misteriosa", num balaio de saldos de um sebo, resolvi reler o livro de minha infância. O meu presente original há muito estava perdido. 

Marins tem boa habilidade para contar a história de um adolescente, Tonico, que começava a vida como tropeiro entre a vila de São Paulo e o litoral, e depois precisou sair em busca de seu tio Juvenal, que montara expedição à lendária Serra dos Martírios. A memória havia me traído em um ponto. Eu pensava que a história acontecia toda no Brasil Colônia. Não, ela tem dois eixos narrativos, uma no século XVIII, Brasil Colônia portanto. Mas Tonico e seu amigo Oscar Perova vivem no Brasil recém independente, na primeira metade do século XIX. 

Depois de reler meu livro de infância, fui em busca dos outros dois da trilogia. O segundo, "Expedição aos Martírios", estava disponível no mesmo sebo em que encontrei o primeiro volume. O terceiro, "O Bugre-do-Chapéu-de-Anta", consegui num sebo online. 

Que posso dizer hoje? São bons livros infanto-juvenis. Mostram uma imagem favorável do bandeirantismo, algo cabível nos anos 1970, mas meio em desuso hoje, para dizer o mínimo. E mostram um rapaz em aventuras num país a ser construído. Ilustrados, os livros falam à imaginação de quem os ler. 

Perdi alguma coisa, por ficar quarenta anos sem ter lido as sequências. Felizmente pude lê-los. Sobre os livros, "Volta à Serra Misteriosa" e "O Bugre-do-Chapéu-de-Anta" são bons, mas não tão bons quanto "Expedição aos Martírios". Perdi alguma coisa, mas não tanto assim. 

Obrigado por me levar ao prazer da leitura, Francisco Marins.


MARINS, Francisco. Expedição aos Martírios. São Paulo: Melhoramentos, 1970.

MARINS, Francisco. Volta à Serra Misteriosa. São Paulo: Melhoramentos, 1975.

MARINS, Francisco. O Bugre-do-Chapéu-de-Anta. São Paulo: Melhoramentos, 1979. 


29/07/2019, 18/08/2019.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas de Abbas Kiarostami na Piauí de Junho/2018

Sessão de Autógrafos - A Voz dos Novos Tempos

Feliz aniversário, Avelina!